ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Entidade de sem-terra "com carros" tem 5 mil adeptos e até Facebook

Filipe Prado e Alan Diógenes | 01/09/2014 10:17
O movimento possui cinco mil adeptos, só em Campo Grande quase 1,5 mil (Foto: Marcelo Calazans)
O movimento possui cinco mil adeptos, só em Campo Grande quase 1,5 mil (Foto: Marcelo Calazans)

O MAF (Movimento Sul-Mato-Grossense de Agricultura Familiar) chamou a atenção dos campo-grandenses ao se instalar com praticamente um carro em cada barraco às margens da BR-163, ao lado do Viaduto Joel Dib, na saída para São Paulo. Desconhecida até então, a entidade tem página no Facebook e já conta com 5 mil adeptos no Estado.

Um dos coordenadores do MAF, Rodionei Merlin, 40 anos, contou que o movimento surgiu para lutar pela reforma agrária, “como todos os outros movimentos”. No começo, em 2010, eram somente 13 pessoas, crescendo para 5 mil.

Em Mato Grosso do Sul o MAF está presente em Anastácio, Jardim, Nova Alvorada, Bataguassu e dois acampamentos em Campo Grande, na BR-163 e BR-262. De acordo com Rodionei, são sete movimentos pela luta da reforma agrária no país, entre eles o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), CUT(Central Única dos Trabalhadores) e a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MS).

“Hoje são sete movimentos, mas deveriam ter 50 para lutar pela reforma. Só assim a reforma iria acontecer de verdade”, analisou Rodionei.

O objetivo do grupo, segundo o coordenador, “não é fazer baderna ou bloquear rodovia”, mas chamar a atenção da população para a reforma agrária. Só na Capital são quase 1,5 mil adeptos.

“Em dezembro tivemos um reunião com o governador, que nos prometeu, pra junho ou julho, terras para sairmos da Gameleira. Também a ajuda da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), mas nada aconteceu”, apontou Rodionei.

O movimento possui duas contas no Facebook. Um perfil (aqui), onde são publicadas fotos e outras informações,  e uma Fanpage (aqui), com um pouco da história do MAF.

Nos siga no Google Notícias