ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Entidade quer saber o que foi cobrado a mais na luz

Redação | 21/10/2009 11:37

A Associação de Defesa do Consumidor de Energia em Mato Grosso do Sul protocolou hoje no Procon o pedido de informações à Enersul sobre o valor cobrado indevidamente através da tarifa A - que inclui impostos e encargos - aos consumidores no Estado.

Uma auditoria feita na concessionária de Pernambuco apontou que os percentuais cobrados na tarifa, além de abusivos, não eram repassados ao Ministério de Minas e Energia.

O "erro", com o aval da Aneel, foi identificado nas 63 distribuidoras de energia em todo País. Através de CPI, a Câmara Federal investiga a cobrança.

Por causa do cálculo equivocado, os consumidores brasileiros pagam R$ 1 bilhão a mais por ano pela energia elétrica desde 2002. Fazendo as contas, o prejuízo é de R$ 7 bilhões, mostrou reportagem de domingo do jornal Folha de São Paulo.

Lairson Ruy Palermo, advogado e representante da Associação de Defesa do Consumidor de Energia em Mato Grosso do Sul, afirma que a entidade quer saber qual a dimensão do rombo no Estado.

Lairson informa ainda que foi protocolado na OAB/MS (Associação dos Advogados do Brasil) pedido de uma audiência entre Associação representante dos consumidores, a Comissão de Direitos do Consumidor da OAB e a Enersul.

Nos siga no Google Notícias