ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Entidades de direitos humanos manifestam apoio a PM baleado

Graziela Rezende | 09/10/2013 12:57
Visita na ACS foi considerada histórica pelo presidente. Foto: Graziela Rezende
Visita na ACS foi considerada histórica pelo presidente. Foto: Graziela Rezende

Para acabar com o estigma de que “direitos humanos só vive em porta de cadeia”, representantes de vários órgãos, entre eles a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), estiveram na Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar para prestar solidariedade ao PM Wagner Pinheiro da Silva, 30 anos, atingido com 2 tiros no tórax durante um assalto. A data e a parceria, de acordo com o presidente da entidade, Edmar Soares, é considerada “histórica”.

“As pessoas pensam que somos sempre favoráveis ao bandido, mas as coisas não são assim. Aqui no nosso Estado, queremos fazer a diferença, lutando por um piso nacional da categoria, além de acabar com essa história de delegacia virar presídio. Na televisão, a segurança pública aparenta estar em ordem, com viaturas sendo entregues nos 79 municípios. No entanto, queremos saber na prática as condições de trabalho destes servidores”, afirma Paulo Ângelo de Souza, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza.

Da mesma maneira, a advogada Kelly Garcia, membro da comissão de direitos humanos da OAB/MS, comentou a importância de ver o profissional da segurança pública também como uma pessoa humana. “Dentro das nossas discussões, sabemos das reivindicações da categoria, que muita vezes arca com custos de saúde em que muitas vezes as conseqüências são sérias”, explica Garcia.

Este ano, segundo ela, a comissão tomou conhecimento de um policial que teve o prejuízo de R$ 30 mil, após ficar ferido durante o trabalho. “É um gasto além dos 30% destinados ao plano de saúde, sabemos que é pesado para quem já não tem um salário digno e lida diariamente com precariedade de equipamentos, viaturas, cotas de combustível reduzida e outros problemas”, fala Garcia.

Já o representante da Comissão de Justiça e Paz, Lairson Palermo, convidou os policiais para participar de um seminário, no qual o militante negro Carlos Moura, que há mais de 60 anos luta pela causa, estará na Capital. “Precisamos firmar uma parceria e estender o diálogo”, avalia Palermo. Assessor do deputado estadual Pedro Kemp (PT), Paulo Queiroz também participou das discussões.

Emocionado com a visita, que ele considera “histórica”, já que em 30 anos a ACS e BM/MS jamais fez tal parceria, o presidente Edmar Soares comentou a importância das autoridades atenderem as necessidades dos servidores da segurança pública. “Das visitas que temos realizado em outros Estados, constatamos que a inoperância do Executivo ocorre em todo o país, com exceção de Brasília”, lamenta o presidente.

Ao mesmo tempo, ele ressalta que Mato Grosso do Sul é um dos locais com policiais menos corruptos. “Este ano, fomos ousados, realizando o aquartelamento. Então, com mais apoio, como a presença dessas parcerias, podemos ter mais conquistas nos nossos objetivos”, avalia o presidente.

PM ferido - Wagner Pinheiro da Silva, 30 anos, foi atingido ao reagir a um assalto na sorveteria Jeito Frio, no Jardim Panamá, em Campo Grande. Ele recebeu alta da Santa Casa ontem (8), às 11h30, conforme a assessoria de imprensa do hospital.

O soldado deu entrada na instituição um dia antes, às 22 horas, consciente e com estado de saúde considerado estável. Ele estava internado para aguardar cirurgia para remoção dos projéteis, mas o próprio organismo expeliu uma das balas, enquanto a equipe médica avaliou não ser necessária o procedimento para remoção da segunda.

Assalto – Wagner estava na Sorveteria Jeito Frio, na Avenida Júlio de Castilho, na noite do dia 6, quando um assaltante entrou no estabelecimento com uma arma na mão e usando capacete, para dificultar sua identificação.

O soldado tentou atirar contra o ladrão, mas o revólver travou. O assaltante contra-atacou e disparou várias vezes contra o policial, que, segundo boletim de ocorrências, foi atingido por dois tiros no tórax.

O bandido fugiu em uma moto, pilotada por um comparsa. Imagens do circuito interno de segurança da sorveteria serão usadas na investigação do caso.

Nos siga no Google Notícias