ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Entidades discutem ações contra o tráfico de pessoas

Redação | 24/08/2009 14:57

O Cetrap/MS (Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas) e o Ibiss/CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável) realizam o "Colóquio Internacional sobre Tráfico de Pessoas: Caminhos da Liberdade", nos dias 27 e 28 de agosto, das 8h30 às 18 horas, no Centro Diocesano Pastoral, em Campo Grande. O evento será voltado a discussões de estratégias de enfrentamento ao tráfico de pessoas a partir da cooperação técnica e política de organizações governamentais, não-governamentais, movimentos e redes sociais.

Estimativas da Organização Internacional do Trabalho indicam que durante o ano de 2005 o tráfico de pessoas fez aproximadamente 2,4 milhões de vítimas, destas, 43% subjugadas para exploração sexual e 32% para exploração econômica.

Esta será a terceira edição do colóquio nacional e a segunda internacional. O objetivo é discutir o plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas, que prevê a inclusão da temática do tráfico de pessoas, sobretudo o de mulheres, nas agendas das políticas públicas e dos movimentos de direitos humanos. O evento propõe-se a discutir o papel da sociedade civil organizada no enfrentamento e no controle social, de modo a fortalecer as ações coletivas.

O tráfico de pessoas é um crime que se confunde com outras práticas criminosas e de violações aos direitos humanos que se caracteriza por diferentes vertentes como a exploração de mão-de-obra escrava, a exploração sexual comercial pelas redes internacionais, muitas vezes, ligadas a roteiros de turismo sexual, e quadrilhas transnacionais especializadas em retirada de órgãos.

Nos siga no Google Notícias