ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Entra em vigor lei que pune crimes cibernéticos

Viviane Oliveira | 04/04/2013 08:59

Entrou em vigor nesta terça-feira (2) a Lei 12.737, que ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann. A nova legislação foi aprovada após a polêmica da publicação de fotos em que a atriz aparecia nua terem sido divulgadas na internet. A norma que altera o texto do Código Penal inclui, além da descrição do crime, a penalidade a ser aplicada.

O juiz titular da Comarca de Bandeirantes, Fernando Moreira Freitas da Silva, explica que com a nova lei foram introduzidos, no Código Penal, diversos termos que não existiam, como dispositivo informático, rede de computadores, programa de computador, cartão de crédito e cartão de débito.

Agora passa a ser crime a invasão de dispositivo informática alheio, com previsão de pena de detenção de três meses a um ano e multa. Quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador que permita a invasão, também está sujeito à mesma penalidade.

A pena pode ser maior se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro dos dados ou informações obtidos. Se o crime for cometido contra a Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores, prefeitos, entre outros, a pena será aumentada de um terço à metade.

Também passa a ser classificada como crime a interrupção ou perturbação de serviço informático, inclusive os de utilidade pública, e o impedimento ou dificultação de seu estabelecimento.

De acordo com o juiz Fernando Moreira, será necessária a criação de delegacias especializadas em crimes cibernéticos, com estrutura material e humana preparada especificamente para investigar e elucidar esses crimes.

Além disso, dados do cartão de crédito e débito passam a equivaler aos dados do documento particular, o que enquadraria no crime de falsificação de identidade.

Nos siga no Google Notícias