ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Envolta em preconceito, tuberculose coloca MS em 10º lugar no ranking da doença

Flávia Lima | 17/11/2015 17:23
Recém-nascidos devem ser imunizados com a BCG, que protege contra todos os tipos da tuberculose. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Recém-nascidos devem ser imunizados com a BCG, que protege contra todos os tipos da tuberculose. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

Apesar de apresentar uma queda de 38,7% de casos nos últimos 17 anos, a tuberculose ainda é considerada um problema de saúde pública, segundo o Ministério da Saúde, já que a cada ano são notificados pelo menos 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Todo ano são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a morte.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 2014, Mato Grosso do Sul é o 10º estado com maior número de casos, média de 30,7 a cada 100 mil habitantes. Campo Grande se destaca como a 11ª capital com incidência mais baixa, com 32,1 casos a cada 100 mil moradores.

Devido a essas dados, a autoridades de saúde municipais e do Estado consideram de extrema importância a realização de campanhas e ações pontuais, além de um constante trabalho de conscientização sobre o combate e prevenção da doença.

Segundo a enfermeira da rede municipal de saúde, Kellen Cristina Lopes Teixeira Fonseca, a doença ainda é envolta em estigmas, o que gera preconceito das pessoas. “Antigamente a tuberculose era vista como uma doença e existente apenas em grupos de risco, como os presidiários, portadores de HIV e prostitutas. Na verdade todos estamos suscetíveis a ela”, explica.

De fato, nas primeiras décadas do século 20, havia um consenso entre profissionais de Saúde, de que o paciente infectado deveria ser retirado do convívio familiar e tratado em casas de repouso, denominadas sanatórios. Esses locais eram implantados em áreas montanhosas, onde o clima era considerado, na época, propício ao combate da doença, promovendo a cura.

Com o passar dos anos e a evolução no tratamento, essa visão foi mudando conforme surgiam novos medicamentos, inclusive preventivos, como a vacina BCG, que protege a criança da tuberculose. No entanto, segundo Kellen, muitas pessoas que apresentam tosse crônica, por mais de 15 dias, ainda resistem ao tratamento por desconhecimento e preconceito.

Ela ressalta que ações como a realizada nesta terça-feira (17), Dia Nacional de Combate a Tuberculose, são fundamentais para incentivar a prevenção. Durante toda a tarde, equipes da UBSF (Unidade Básica e Saúde da Família) Fernando Arruda Torres, na região do bairro Nova Lima, desenvolve uma blitz educativa em parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem da Uniderp, para alertar sobre a tuberculose.

A ação consiste em visitas ao comércio local, ressaltando a importância da coleta de amostras de muco na unidade básica de saúde, para detectar a tuberculose, um exame já disponível gratuitamente nas redes.

A enfermeira explica que uma vez detectada a doença, o paciente recebe toda a orientação e os medicamentos, além do acompanhamento dos profissionais da Sesau. “É importante lembrar que esse tratamento é oferecido apenas na rede pública porque os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde”, enfatiza.

Prioridade - Na rede estadual de Saúde, as campanhas e medidas de prevenção também tem se tornado prioritárias nos últimos anos. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, algumas das ações desenvolvidas buscam fortalecer parcerias com o poder municipal no enfrentamento da doença, além de realizar supervisão na rede pública de saúde dos municípios, orientando quanto a rotina preventiva, que consiste na distribuição de material educativo a população.

Os profissionais também são orientados a observar nos pacientes que frequentam as unidades de saúde, alguns sintomas , como tosse que persista por mais de três semanas.

Uma das principais ações da SES (Secretaria de Estado da Saúde) é feita em parceria com a Agepen (Agência Estadual Penitenciária) e tem o objetivo de possibilitar o diagnóstico precoce da tuberculose, através de exames realizados em detentos nos presídios do Estado.

Para isso, esse ano a Agepen firmou acordo com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para montar uma unidade móvel dotada de laboratório e equipamento de raio X digital para atender servidores penitenciários e reclusos do sistema prisional.

Pioneira no país, a iniciativa poderá servir de referência para o Ministério da Saúde aplicar em outros estados. A doença é considerada uma das maiores preocupações da saúde prisional em todo o Brasil devido ao ambiente de confinamento e aglomeração, o que aumenta o risco de contágio da doença.

Nos siga no Google Notícias