ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Epidemia de dengue na Bolívia preocupa, afirma Dobashi

Redação | 10/02/2009 07:02

"Muito preocupante. Porque tem Aedes Aegypti em todos os municípios". A afirmação da secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, é sobre a epidemia de dengue na Bolívia. O país que faz fronteira com Corumbá registrou quase 7 mil notificações da doença.

Segundo Beatriz Dobashi, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) enviou equipes para a região de fronteira, com agentes, equipamentos para aplicação de inseticida e materiais.

"Em Corumbá, tem vários bairros com infestação acima de 1%", apontou a secretária em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena. O índice de 1% corresponde ao nível aceitável de infestação, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

No país vizinho, a epidemia está concentrada em Santa Cruz: 6 mil casos. Corumbá fará Lira (Levantamento de Índice Rápido de Infestação) nas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez.

Beatriz Dobashi alerta que o fim do mandato dos prefeitos prejudica o combate à doença nos meses de janeiro e fevereiro. Pois, para atender a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), os agentes têm os contratos encerrados.

Nos siga no Google Notícias