ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Equipe de TV é detida transportando cocaína falsa durante reportagem

Michel Faustino | 13/10/2015 13:31
Jornalista Alex Barbosa, da TV Centro América, estava a frente de reportagem. (Foto: Reprodução/Internet)
Jornalista Alex Barbosa, da TV Centro América, estava a frente de reportagem. (Foto: Reprodução/Internet)

Uma equipe da TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, e pertencente a Rede Mato-Grossense de Televisão, mesmo grupo da TV Morena, foi detida na noite de ontem (12) enquanto simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil, em uma reportagem para testar a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira entre os países vizinhos.

O jornalista Alex Barbosa, dois funcionários da Centro América e um motorista boliviano foram detidos em flagrante com 240 quilos de gesso em pó na BR 070, em Cáceres (MT). Eles foram conduzidos à Polícia Federal da cidade e liberados, por volta das 3h de hoje (13), após prestarem depoimentos.

Em entrevista ao Portal Notícias da TV, do Uol, o jornalista comentou o ocorrido, o que ele ressaltou não ter sido prejudicial ao trabalho jornalistico.

"A gente ficou das 8h da manhã às 8h da noite rodando com esse carro [com falsa cocaína]. Já tínhamos rodado 600 km quando fomos abordados", disse ao Notícias da TV.

Segundo Barbosa, ele e sua equipe saíram de Cuiabá e foram até Cáceres com os 240 quilos de gesso. De lá, rodaram até a fronteira da Bolívia e voltaram para Cáceres novamente, onde almoçaram. Após captar imagens e gravar passagens, retornavam para Cuiabá, à noite, quando foram abordados pela polícia. "A gente passou pelos três vezes pelos mesmos pontos. Mostramos postos da Polícia Rodoviária vazios", conta.

A equipe foi detida por policiais do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), unidade da Polícia Militar de Mato Grosso que faz combate ao tráfico por meio de policiamento ostensivo.

O jornalista e equipe estavam em dois carros, um Gol e uma Parati, ambos da TV Centro América. Segundo a PM de Cáceres (MT), uma patrulha do Gefron viu os dois carros trafegando pela rodovia os abordou. Os veículos teriam levantado supeita porque estavam "baixos", devido ao peso da carga, segundo a Polícia Militar.

Após exame preliminar , a Polícia Federal constatou que o material que eles transportavam não se tratava de entorpecente. A droga falsa estava acondicionada em pacotes semelhantes aos usados por traficantes.

Equipe transportava 240Kg de gesso embalados como drogas na tentativa de mostrar fragilidade na fiscalização. (Foto: Divulgação)
Equipe transportava 240Kg de gesso embalados como drogas na tentativa de mostrar fragilidade na fiscalização. (Foto: Divulgação)

Sistemática – De acordo com informações de policiais que participaram da operação, Barbosa e o motorista boliviano iam no carro da frente, uma Parati. O boliviano foi contratado porque conheceria bem a região. No veículo de trás, ia um cinegrafista da TV Centro América.

A produção da reportagem foi informada previamente ao Ministério Público Federal, em procedimento recomendado por advogados da Globo. Em ofício na última sexta (9), "com o objetivo de preservar os profissionais envolvidos na produção", Barbosa informou a procuradores da República em Cuiabá que iria realizar a reportagem, a fim "de testar a fiscalização dos órgãos competentes nas fronteiras de Mato Grosso".

Em nota, a rede Globo afirmou que o material "era uma iniciativa da própria TV Centro América, para o noticiário local. Para a pauta sobre a falta de fiscalização nas fronteiras, a equipe de reportagem não usou nenhum tipo de substância ilícita. O teste comprovou que era gesso em pó e a equipe foi liberada"

Nos siga no Google Notícias