ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Equipe do Mato Grosso vai apurar denúncias contra ex-chefe do MPE

Aline dos Santos | 21/08/2014 11:47

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) designou procuradores de Justiça do Mato Grosso para comandarem a apuração das denúncias de irregularidades contra o procurador Miguel Vieira da Silva, ex-procurador-geral de Justiça.

De acordo com a portaria 5, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, os procuradores Hélio Fredolino Faust e João Batista Almeida terão prazo de 90 dias para a realização dos trabalhos. A instauração do PAD (Processo Administrativo Disciplinar) foi determinada no dia 30 de julho. Na ocasião, também foi determinado afastamento de Miguel Vieira do cargo por 120 dias.

Conforme a denúncia, a conduta do procurador resultou em vantagem à empresa e prejuízo ao erário público. O contrato em questão, firmado em 2008, era para a execução da obra de construção do edifício anexo à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande. A contratada foi a empresa Proenge Projetos e Obras de Engenharia.

Segundo o conselho, a empresa paralisou definitivamente os serviços em 12 de agosto de 2008, retirando itens de dentro do canteiro de obras. O pedido de rescisão amigável do contrato concretizou-se em 18 de agosto de 2008 e a autorização para retirada de materiais ocorreu em 29 de agosto de 2008.

A rescisão amigável foi assinada sem que houvesse interesse da administração e sem impor responsabilização da empresa que deu causa ao abandono da obra. A justificativa foi “pedido de priorização da finalização da construção das salas dos Procuradores de Justiça, paralisando-se a edificação das demais dependências".

De acordo com o conselheiro Walter Agra, relator do processo, não houve justificativa técnica para o abandono da obra original. Além disso, deveriam ter sido executados, até a data da realização da última medição, 36,22% dos serviços, mas foram realizados 13,80%.

Segundo a portaria, a comissão do PAD iniciará a instrução, realizando as diligências necessárias, devendo, ao final, interrogar o requerido e, não havendo diligências complementares, intimá-lo para apresentar alegações finais em dez dias. Os resultados podem ser arquivamento, absolvição ou a punição do acusado, indicando, neste caso, a pena considerada cabível e seu fundamento legal.

Miguel Vieira da Silva também é alvo de ação civil de perda de cargo. As denúncias são infração disciplinar e improbidade administrativa por crimes de corrupção qualificada e tráfico de influência em razão do recebimento de propina para não processar o então prefeito de Dourados, Ari Artuzi, investigado pela Operação Uragano.

Nos siga no Google Notícias