ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Secretaria de Educação promoverá Dia de Combate ao Bullying na escolas

Marco Antonio Brito | 01/09/2011 14:27

A Secretaria de Educação do Estado (SED) deverá intensificar as ações de combate ao bullying nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A proposta agora é realizar o "Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar", previsto para acontecer dia 15 de setembro, simultaneamente, em todas das 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Além de palestras e apresentações de teatro enfocando o tema, o evento também deverá contar com jogos educativos adaptados e concurso de paródias.

A comunidade, principalmente os pais, será envolvida com a participação nas atividades e uma panfletagem nos bairros onde existem escolas da Rede Estadual, a ser realizada pelos alunos das 8h às 16 horas.

Para a secretária estadual de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, é preciso que as escolas estejam cada vez mais preparadas e atentas. “Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”, afirma.

Ações preventivas - Além do Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar, outras ações têm sido incentivadas pelo Governo em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010. A Secretaria Estadual de Educação já instituiu, por exemplo, a formação do Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying Escolar, nas escolas, com o objetivo de mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.

Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas também fazem parte das ações e foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram a diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.

Nos siga no Google Notícias