ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Escolas de MS terão projeto inicial de ensino técnico integrado em 2017

Amanda Bogo e Ricardo Campos | 18/08/2016 17:26
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira (Foto: Alcides Neto)
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira (Foto: Alcides Neto)

Algumas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul deverão oferecer, a partir de 2017, cursos técnicos integrados em suas grades curriculares. O projeto está sendo debatido na Câmara de Educação, durante a 4ª Reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, que acontece entre hoje (18) e amanhã (19) em Bonito – distante 257 km de Campo Grande.

De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, o projeto está sendo trabalhado para ser implantado no próximo ano. “O objetivo é que o aluno saia com alguma capacitação para o mercado de trabalho. Tendo em vista que é uma minoria que entra na faculdade, o projeto vem para preparar esses alunos que não têm esta oportunidade para pleitear vagas”, disse.

Secretária afirmou que o projeto está sendo trabalhado para ser implantado em 2017 (Foto: Alcides Neto)
Secretária afirmou que o projeto está sendo trabalhado para ser implantado em 2017 (Foto: Alcides Neto)

Algumas escolas do Estado oferecem o ensino integrado, porém, conforme a secretária, não da maneira ideal. “Muitos Estados do Brasil Central e Mato Grosso do Sul já têm, mas não são efetivamente integrados. Não tem uma relação do currículo comum com a parte diversificada. O nosso desafio é fazer o ensino que realmente forme o estudante com a competência necessária”.

Maria Cecília ressaltou que nem todas as escolas receberão o ensino, uma vez que os cursos exigem laboratórios específicos para serem ministrados, mas o projeto não será realizado apenas em Campo Grande. “Vamos avaliar quais escolas são viáveis para a implantação, mas o interior também terá os cursos, que serão adaptados para a realidade de cada local. Um exemplo é Bonito, que tem foco no turismo, então caso uma escola daqui entre no projeto, é provável que receba um curso técnico em turismo. Dourados, que é focada na pecuária, pode receber um curso técnico em agronegócio”, explicou.

Fórum de Governadores do Brasil Central - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, além de secretários de segurança de oito estados e do Distrito Federal participam do primeiro dia da 4ª Reunião do Fórum, onde assinam o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada.

Amanhã, o evento começa as 9h com a participação dos governadores, que após assembleia e fórum ainda vão debater sobre segurança, educação, turismo, reforma do estado, saúde, integração ferroviária e compensação previdenciária.

As reuniões do Fórum de Governadores Brasil Central acontecem no Hotel Wetiga, localizado na rua Cel. Pilad Rebuá, 679, em Bonito.

Nos siga no Google Notícias