ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Escolas especiais promovem protesto contra mudança no Plano Nacional de Educação

Edivaldo Bitencourt | 06/08/2013 14:53

Professores, pais e estudantes de escolas especiais promovem, nesta quarta-feira, a partir das 8h30, uma manifestação contra a mudança no projeto de lei do novo Plano Nacional da Educação (PNE). Uma nova proposta veta a destinação de recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para escolas de organizações não governamentais e privadas, o que pode acabar com o ensino especial em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a diretora da Escola Juliano Varela, Roseli Gayoso, a proposta obriga a matrícula de todas as crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas públicas e no ensino regular. O objetivo é implementar a educação inclusiva.

No entanto, alguns estudantes só podem ir à escola com tratamento especial. O alvo do protesto é a mudança na meta número 4 do PNE. A mudança pode acabar com aproximadamente 10 escolas especiais só em Campo Grande.

Uma dessas instituições é a Escola Juliano Varela, que funciona há 19 anos em Campo Grande. Cerca de 170 alunos, de crianças até um idoso de 78 anos, frequentam a unidade diariamente. Em torno de 90% são portadores da síndrome de down. Outros 10% são autistas e até crianças sem deficiência.

A manifestação acontece em frente a Assembleia Legislativa a partir das 8h30. A mudança no Plano Nacional da Educação está prevista para o dia 14 na Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias