ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Escritor põe morte de Rafaat como estopim de guerra entre facções

Priscilla Peres | 06/01/2017 11:49
Metralhadora .50 foi usada para matar chefão do tráfico na fronteira (Foto: Direto das Ruas)
Metralhadora .50 foi usada para matar chefão do tráfico na fronteira (Foto: Direto das Ruas)

Um desentendimento entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho, após a morte do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016, desencadeou a guerra entre as facções que já resultou em rebeliões e morte de dezenas de presos.

Rafaat, até então considerado o chefão do tráfico de maconha na fronteira do Brasil com o Paraguai, foi morto em um atentado cinematográfico em Pedro Juan Caballero, fronteira com Mato Grosso do Sul. Mas algo deu errado entre as facções depois da conquista do território, dando início a uma verdadeira guerra.

O jornalista e escritor Carlos Amorim, 64, já publicou três livros sobre o crime organizado onde conta a trajetória de formação do Comando Vermelho, a aliança com o PCC e a infiltração do crime em instituições do Estado e do mercado econômico.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, ele afirma que para matar Rafaat as facções se uniram, mobilizando um grupo de mercenários com armas de grosso calibre, como a .50 instalada em uma caminhonete. Ex-militares brasileiros e até gente originalmente ligada ao IRA (Exército Republicano Irlandês), estariam envolvidos no atentado, segundo a agência americana antidrogas, conhecida como DEA.

Carlos Amorim afirma que assim que o PCC e o CV tomaram o poder da região, colocaram uma nova pessoa para comandar a operação. Porém, "houve um desacerto comercial entre eles, alguma coisa foi muito mal e produziu um estremecimento", disse ele durante a entrevista.

A situação desencadeou rebeliões, brigas internas e várias mortes entre as duas facções. No início da semana rebeliões em Manaus deixaram 60 detentos mortos e hoje, 33 pessoas foram mortas dentro da maior penitenciária de Roraima.

No primeiro caso os mortos eram ligados ao PCC e a matança teria sido comandada pela Família do Norte, um braço do Comando Vermelho na região e que disputa a hegemonia dos presídios.
Hoje, o atentado teria sido comandado pelo PCC e os mortos estão ligados à Família do Norte, como uma forma de reação ao ocorrido em Manaus.

Nos siga no Google Notícias