ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Especialista francês destaca industrialização das panificadoras

Edmir Conceição | 01/10/2011 09:00
Especialista observa pães na assadeira. (Foto: Divulgação Fiems)
Especialista observa pães na assadeira. (Foto: Divulgação Fiems)

O especialista francês, Dominique Ecali, que realizou quinta e sexta-feira, visitas técnicas a sete panificadoras da Capital disse que os estabelecimentos se aproximam da indústria. “De maneira geral as sete panificadoras são muito parecidas, para nós franceses elas estão mais perto de indústrias”, disse, acrescentando que na França as panificadoras têm em média de quatro a cinco funcionários, enquanto que os locais visitados apresentaram um número bem maior.

A visita de Dominique Ecali integra o calendário da 3ª Semana do Panificador, que será realizada até o dia 7 de outubro e que vai contar com capacitação técnica, workshop e palestra. O visitante também chamou a atenção para o fato de que as panificadoras podem vender outros tipos de produtos. “Na França só se pode vender o que a panificadora produz”. Ele também disse que os estabelecimentos visitados apresentam o mesmo formato de outras cidades brasileiras.

Nesta sexta-feira, Dominique Ecali visitou as panificadoras Dico, Pão & Tal, + Q Pão e Monte Líbano, sendo que na quinta-feira foram visitadas as panificadoras Trigo de Ouro, Boa Vista e ArtPan. Para o empresário Hélio Nantes, da Panificadora Monte Líbano, a presença do visitante movimenta o setor. “Isso mexe com o empresário de modo geral e a expectativa é de que haja contribuições para a melhoria dos nossos trabalhos”, declarou.

Programação - Segundo a coordenadora da Cope (Coordenação de Cooperação e Projetos Especiais) do Senai, Ilana Coutinho de Alencar, a Semana do Panificador segue até o dia 7 de outubro. De segunda a sexta-feira (03/10 a 07/10) será a capacitação técnica sobre práticas de panificação e confeitaria feita por técnicos das padarias sindicalizadas será realizada, das 13h30 às 17h30, no espaço da ArtPan.

Na próxima quinta-feira (06/10), das 18h00 às 21h30, no Edifício Casa da Indústria, será promovido o 3º Workshop de Cooperação Internacional – Gestão e Inovação na Panificação para oportunizar aos empresários o acesso às novas práticas de gestão, tecnologias e inovação para fortalecer o segmento na melhoria dos processos, na qualidade e produtividade.

Também está programada uma palestra com Sylvia Wachsner, da Sociedade Nacional de Agricultura, sobre produtos orgânicos e sua utilização na panificação para apresentar um olhar no mercado de produtos orgânicos, considerando os princípios agroecológicos que contribuem para o desenvolvimento sustentável e destacar oportunidades do setor na produção de alimentos.

A terceira e última palestra será sobre PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), que será realizada por Fernanda Della Rosa, da (Della Rosa Consultores Associados, que vai explicar como utilizar esse instrumento a favor da gestão da padaria para alavancar os resultados da empresa. Após as três palestras, os especialistas vão responder as perguntas do público, possibilitando o debate dos temas apresentados.

Nos siga no Google Notícias