ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Espingardas, facões e foices foram apreendidos com índios em conflito

Nadyenka Castro e Aliny Mary Dias | 30/05/2013 18:15
Armas foram apreendias e levadas para sede da polícia (Foto: Vanderlei Aparecido)
Armas foram apreendias e levadas para sede da polícia (Foto: Vanderlei Aparecido)

Três espingardas, facões, foices, arcos e flechas foram apreendidos com os 17 índios presos durante conflito com policiais federais e militares, nesta quinta-feira, na fazenda Buriti, em Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande.

As armas estão com a PF (Polícia Federal), onde também estão 14 indígenas. Os outros três são adolescentes e ficaram sob responsabilidade da Polícia Civil de Sidrolândia. Todos foram presos por desobediência. Entre eles há um que filmava o conflito. O equipamento sumiu.

Representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e de ONGs (Organizações Não Governamentais) estão na Superintendência da PF e irão conversar com os indígenas, após depoimento deles.

O conflito na fazenda Buriti teve início pela manhã. Índios colocaram fogo na sede da fazenda e policiais federais e militares atiraram. Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas, o indígena Oziel Gabriel, 35 anos, morreu.

Dos quatro índios que ficaram em observação no hospital, somente um ainda está lá. Ele aguarda vaga para atendimento ortopédico.

Três policiais federais ficaram feridos. No colete balístico de um deles foi encontrado um projétil. O colete foi apreendido e será periciado.

Os índios invadiram a fazenda Buriti no dia 15 de maio. A Justiça determinou que eles saiam da área.

Nos siga no Google Notícias