ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Esquadrão da FAB em MS envia ajuda para a Bolívia

Redação | 26/01/2008 14:58

Vai sair da Base Aérea de Mato Grosso do Sul parte da ajuda que o governo brasileiro ofereceu à Bolívia, país vizinho ao Estado que está sendo castigado pelas chuvas. As enchentes já mataram 32 bolivianos e há muitos desaparecidos, segundo a imprensa local vem informando.

Neste sábado, o Ministério da Defesa divulgou o envio de equipes do Exército e da FAB ( Força Aérea Brasileira) para dar apoio aos bolivianos. Serão enviados três helicópteros e um avião. Um dos helicópteros parte neste domingo pela manhã do Esquadrão Pelicano, grupo da FAB especializado em missões de salvamento sediado em Campo Grande. Segundo o chefe de comunicação da Base Aérea local, tenente Luiz Pacheco, serão quatro militares na aeronave, com treinamento para salvar pessoas.

Eles devem ajudar no resgate das vítimas das enchentes e também no envio de mantimentos e outros tipos de ajuda aos bolivianos. Não há previsão de quanto tempo a equipe vai ficar no país vizinho. No ano passado, o Esquadrão Pelicano já realizou missão parecida, pelo mesmo motivo.

Ajuda dos vizinhos - Além do Brasil, Chile e Venezuela prometeram ajuda para atenuar os efeitos das enchentes na Bolívia. As chuvas estão castigando o País desde novembro do ano passado e são atribuídas ao fenômeno climático \"La Nina\".

Na sexta-feira à noite, a enchente em La Paz arrastou um veículo no qual, segundo os relatórios preliminares da Polícia, viajava um cidadão italiano identificado como Morris Bertozzi, que permanece desaparecido. Em Cochabamba, o transbordamento de um rio arrastou três crianças, que até agora não foram localizadas.

O presidente Evo Morales decretou estado de emergência e aprovou esta semana um decreto para destinar cerca de US$ 10 milhões para auxiliar os desabrigados. A Defesa Civil já distribuiu quase 450 toneladas de alimentos entre as famílias desabrigadas em todo o país. As previsões continuam indicando chuvas fortes.

No ano passado, entre os meses de janeiro e março de 2007, o fenômeno \"El Nino\" deixou 56 mortos, oito desaparecidos e 600 mil desabrigados na Bolívia. Os prejuízos econômicos chegaram a US$ 443,3 milhões - 4% do PIB (Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo relatórios da ONU (Organização das Nações Unidas).

(Com informações das agências nacionais de notícias)

Nos siga no Google Notícias