ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Estado aciona STF contra reajuste do piso nacional de professores

Aline dos Santos | 06/09/2012 08:59

Ação também foi proposta pelos governos de Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina

Pedido de liminar foi apresentado ao Supremo. (Foto: Dorivan Marinho/STF)
Pedido de liminar foi apresentado ao Supremo. (Foto: Dorivan Marinho/STF)

O governo de Mato Grosso do Sul e mais cinco Estados pedem liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender, com efeitos retroativos, o artigo 5º da Lei 11.738/2008. O dispositivo estipula como critério para o reajuste anual do piso nacional dos professores da educação básica índice divulgado pelo Ministério da Educação.

Os governadores autores da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) afirmam que, enquanto a inflação oficial acumulada em 2011 foi de 6,5%, o aumento do piso nacional do magistério para 2012, divulgado pelo Ministério da Educação em 27 de fevereiro, atingiu 22,22%.

Desta forma, desde a implantação do piso nacional, enquanto a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulou 17,57%, o reajuste do piso calculado pelo ministério alcançou 52,73%.

No mérito, os governadores pedem que o STF declare a inconstitucionalidade do dispositivo de reajuste. O pedido é assinado pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

Eles alegam que o artigo contestado, ao adotar um critério da Administração Federal que acarreta aumento real de remuneração, incorre em uma série de inconstitucionalidades, sobretudo no que tange à autonomia dos Estados e municípios para elaborar seus próprios orçamentos e fixar os salários de seus servidores.

No ano passado, o Supremo considerou a Lei do Piso Salarial do Magistério constitucional, após uma contestação apresentada por Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outro ponto polêmico é o dispositivo da lei federal que reserva 1/3 para hora-atividade. Decisão judicial determina que o Estado cumpra a jornada extraclasse a partir do ano que vem.

Nos siga no Google Notícias