ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Estado mandará médicos especialistas para atender demanda do interior

Depois da Caravana da Saúde, governo estuda melhorar atendimento permanente no interior

Juliene Katayama | 17/03/2015 19:22
Reinaldo fez levantamento das demandas do interior para criar plano de governo (Foto: Alcides Neto)
Reinaldo fez levantamento das demandas do interior para criar plano de governo (Foto: Alcides Neto)


A realidade da área médica no Estado é vergonhosa. Apenas 14 municípios tem meta ideal de médicos e 16 tem 2,5 leitos ou mais para cada 1.000 habitantes. Para melhorar estes índices, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que vai aumentar os leitos e deslocar médicos especialistas para o interior periodicamente.

“Vão ser ampliados leitos em Três Lagoas e Dourados. Temos de nos organizar. Com reestruturação da regionalização da saúde vamos ver as demandas dos municípios e levar a especialidade semanalmente e o governo vai pagar”, explicou Azambuja.

Para reduzir as filas de espera de cirurgias eletivas, o governo do Estado lançou ontem a Caravana da Saúde que vai atender 11 microrregiões com diversas especialidades. Serão 170 profissionais e 14 carretas que servirão de consultórios e salas de cirurgia.

Levantamento – Em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, apenas 14 tem número ideal de médicos. Se a análise restringir apenas a médicos do SUS (Sistema Único de Saúde), o índice cai de 17,7% para 12,7%, ou seja, dez cidades. O levantamento foi feito pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).

O levantamento também mostrou que apenas 16 municípios, 20,3%, apresentam número ideal de leitos, ou seja 2,5 leitos para cada 1.000 habitantes. Comparado ao leito SUS, o número cai para 7 cidades. Segundo o Ministério da Saúde, a referência é de 2,5 a 3 leitos para cada 1.000 habitantes.

Cruzando as informações de municípios com número de médicos e de leitos ideal, apenas três estão de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: Campo Grande, Dourados e Aquiduana.

Nos siga no Google Notícias