ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Estado ocupa oitavo lugar no ranking de exportação de frango

Viviane Oliveira | 28/08/2012 16:21

Com 63 mil toneladas de carne de frango exportadas no período de janeiro a julho desse ano e uma receita de US$ 141 milhões de dólares, Mato Grosso do Sul, mantém a exemplo de 2011, a posição de oitavo lugar no ranking nacional de exportações de aves.

No mesmo período do ano passado, o Estado embarcou 70 mil toneladas, o que gerou uma receita de US$ 180 milhões de dólares. Os números representam uma queda de 10% em relação ao volume e de 21% em relação ao valor negociado.

No Brasil, o líder de exportação do produto é o Paraná, seguindo por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Podemos melhorar nossa posição com a liberação de compra por parte do Chile. Esperamos ter resultados mais significativos nos próximos meses”, analisa a economista e assessora técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Adriana Mascarenhas.

No dia 28 de agosto, data que se comemora o dia da Avicultura, o setor ainda amarga o aumento no custo de produção, com a alta de 15,7% ocasionada, principalmente, pela valorização do farelo de soja e milho, utilizados na ração.

A mão de obra também pesou no bolso dos avicultores sul-mato-grossenses, com o reajuste de 7% sobre o piso salarial, válido desde julho desse ano.

Nos siga no Google Notícias