ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Estado quer economizar com programa que deve desburocratizar soltura de presos

Michel Faustino e Leonardo Rocha | 05/10/2015 13:56
Governador Reinaldo Azambuja, presidente do TJMS João Maria Lós e o ministro Ricardo Lewandowski assinaram lançamento do programa em MS. (Foto: Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja, presidente do TJMS João Maria Lós e o ministro Ricardo Lewandowski assinaram lançamento do programa em MS. (Foto: Marcos Ermínio)

As audiências de custódia, que ocorrem em menos de 24 horas depois da prisão, prometem por fim a burocracia que envolve a soltura de um preso e por sua vez deve reduzir custos. O programa Audiência de Custódia foi lançado oficialmente no Estado nesta segunda-feira (5) no plenário do Tribunal Pleno do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e contou a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

Com a adesão à metodologia desenvolvida pelo CNJ, o Tribunal de Justiça de MS passará a promover audiências entre os presos em flagrante e um juiz no prazo de 24 horas. Após a assinatura dos termos de cooperação para a implantação do programa, será realizada a audiência de custódia inaugural no Estado de Mato Grosso do Sul no Plenário Criminal do TJMS.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que o programa será benéfico para todos os governos porque deve gerar economia.

“É uma boa solução para o sistema carcerário que está abarrotado. Além disso dá agilidade nas sentenças e deixa de enviar pessoas que não precisam ir para as prisões”, disse.

Azambuja ressaltou que Mato Grosso do Sul dobrou o número de presos nos últimos anos em função do tráfico de drogas por conta da fronteira seca com o Paraguai e Bolívia. Segundo ele, 51% dos presos são por tráfico internacional. “Essa medida evita que o Estado precise construir um presídio por ano para atender a demanda”, destacou.

O presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, complementou dizendo que com a audiência de custódio cada processo terá uma analise mais criteriosa dos juízes. E com isso, deve haver menos equivocos nas prisões.

“Isso vai ser muito importante, tendo em vista que temos um sistema penitenciário inválido e não cumpre sua função de ressocializar”, disse.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowiski, lembrou, desde que o programa foi instituto, em fevereiro deste ano, até agora, 6 mil pessoas deixaram ser encaminhadas para os presídios em todo o país gerando uma economia de R$500 milhões e com isso deixou de se construir oito presídios.

Lewandowiski ressaltou que o Programa de Audiência de Custodia foi criado pelo CNJ e está sendo implantado aos poucos no País. Consiste em fazer com que o Brasil cumpra a Convenção Americana de Direitos Humanos, o Pacto de San José da Costa Rica, além de levar à presença de um juiz de direito, no prazo máximo de 24h, as pessoas presas em flagrante.

1ª audiência - Ao fim da assinatura dos termos de cooperação para a implantação do programa, foi realizada a audiência de custódia inaugural no Estado de Mato Grosso do Sul no Plenário Criminal do TJMS.

Foi analisado o caso do açougueiro José Carlos Roberto, 52 anos, preso no dia 02 de outubro por furto qualificado. José Carlos foi autuado foi flagrado furtando carne e mandioca do açougue em que trabalhava e preso.

Conforme analise do caso, o MPE (Ministério Público Estadual) sugeriu medidas cautelares. Sendo assim, ele vai responder em liberdade e vai pagar multa de dois salários mínimos.

Julgamento inaugural foi realizada ao fim da assinatura do programa. (Foto: Marcos Ermínio)
Julgamento inaugural foi realizada ao fim da assinatura do programa. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias