ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Estado quer imunizar mais de 158 mil crianças contra poliomielite e sarampo

Ludyney Moura | 08/11/2014 18:39
O Zé Gotinha é o personagem folclórico da Campanha de Vacinação (Foto: Marcos Ermínio)
O Zé Gotinha é o personagem folclórico da Campanha de Vacinação (Foto: Marcos Ermínio)

No lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil e sarampo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) revelou que pretende imunizar 158 mil crianças sul-mato-grossenses de 0 a 5 anos, até o dia 28 de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, e para isso mais de 350 mil profissionais de saúde participarão dos trabalhos de imunização infantil.

Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Ministério da Saúde disponibilizará mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) durante a campanha. A meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo, cerca de 12 milhões de crianças.

Mesma percentual é buscado contra o sarampo, cujo alvo é de cerca de 10,3 milhões de crianças. Para isso, o Ministério da Saúde distribuirá mais de 11,8 milhões de doses da vacina tríplice viral, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Ao todo, foram encaminhadas para Mato Grosso do Sul 214 mil doses de vacinas contra a poliomielite e 160 mil doses de vacinas Tríplice Viral, disponíveis em todos os postos de saúde do Estado. Para a Secretaria de Estado de Saúde, o principal objetivo é manter a cobertura elevada e homogênea em todos os municípios evitando a reintrodução do vírus no país.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as crianças na faixa etária da campanha sejam vacinadas, pois a VOP vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.

“A poliomielite é uma doença que precisamos manter erradicada no nosso país, até porque ela ainda continua existindo em alguns poucos países da África e da Ásia. Portanto, ainda não podemos suspender, em definitivo, a vacinação. Ou seja, só podemos prevenir a paralisia infantil se nós conseguirmos atingir uma meta de mais de 95% das crianças que tenham entre seis meses de idade e cinco anos, ou que ainda não completaram cinco anos, que tomarão a vacina com a gotinha”, disse Arthur Chioro, ministro da saúde.

Poliomielite – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

Os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados ou relacionados à importação, com concentração nos estados de Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença, de acordo com a OMS. Cabe ressaltar que, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de importação do vírus é maior.

Campanha - A campanha publicitária de 2014, além do personagem Zé Gotinha, traz referências de outros personagens conhecidos do público infantil, com o objetivo permitir maior identificação das crianças na hora da vacinação. Foram escolhidos os Minions e a Peppa Pig, além dos mangás, as histórias em quadrinhos de origem japonesa. A campanha já está em divulgação no rádio, televisão, internet, cartazes e também em Digital Out Of Home (DOOH - vídeos utilizados em elevadores, aeroportos e ônibus).

Nos siga no Google Notícias