ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Estado realiza conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência neste mês

Antonio Marques | 09/06/2015 14:16
Até o dia 30 de junho serão realizadas conferências dos Direitos das Pessoas com Deficiências em 17 municípios (Foto: Marcos Ermínio)
Até o dia 30 de junho serão realizadas conferências dos Direitos das Pessoas com Deficiências em 17 municípios (Foto: Marcos Ermínio)

Durante todo o mês de junho serão realizadas as conferências Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 17 municípios. Com a finalidade de incentivar a participação da sociedade e qualificar o debate, a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) está disponibilizando o envio de conselheiros estaduais do Consep (Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência) para dar suporte à realização dos eventos, sem desrespeitar a autonomia dos municípios.

Os conselheiros estaduais do Consep vão fazer as palestras de abertura das conferências nos municípios, cujo o tema para o debate é: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: A transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.

Para a superintendente da política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo Antônio, o debate com os diversos segmentos envolvidos “é importante para estabelecer pactos que vão fortalecer a política local e proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários”, destacou. Ela ainda salientou ser de fundamental importância à mobilização da população local, pelos diversos meios de comunicação, para que haja um maior contingente de participações.

Ana Lúcia lembra à necessidade de participação da sociedade civil, conselhos municipais, usuários, executivo municipal,Judiciário, Ministério Público. “O objetivo maior é garantir os direitos e pensar em melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência”, reiterou.

Conforme a Sedhast, Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente como exemplo na execução das políticas públicas inclusivas e, para continuar tendo esse mérito é necessário fortalecer as parcerias com os 79 municípios, para o pleno atendimento de quem precisar desta política pública.

Conferência - Serão propostos, três eixos temáticos: “Gênero, Raça e Etnia, Diversidade Sexual e Geracional”; “Órgãos Gestores e Instancias de Participação Social” e “A Interação entre os Poderes e os Entes Federados”.

A etapa municipal acontece até 30 de junho em 17 municípios e a estadual até 30 de setembro. Os representantes escolhidos no Estado vão participar da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 7 e 9 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias