ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Estado supera meta de residências visitadas no combate ao Aedes aegypti

Renata Volpe Haddad | 27/02/2016 11:12
Até quinta-feira (25) de 892.480 imóveis em 68 municípios, 934.400 foram visitados para eliminação dos criadouros do mosquito. (Foto: Fernando Antunes)
Até quinta-feira (25) de 892.480 imóveis em 68 municípios, 934.400 foram visitados para eliminação dos criadouros do mosquito. (Foto: Fernando Antunes)

Mato Grosso do Sul superou a meta de residências visitadas no controle do mosquito Aedes aegypti, de acordo com o balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, do Governo Federal.

Até quinta-feira (25) de 892.480 imóveis em 68 municípios, 934.400 foram visitados para eliminação dos criadouros do mosquito. Segundo a Sala Nacional, o Estado atinge 104,7% dos imóveis visitados.

MS teve a maior incidência de dengue no Brasil neste começo do ano. Levantamento que retrata os números da doença entre 3 e 23 de janeiro aponta que a incidência é de quase 115 casos (exatos 114,80) a cada 100 mil habitantes.

No Brasil, foram 14,1 milhões imóveis visitados no período, totalizando 41,5 milhões de domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais que já receberam visitas. Isso equivale a 61,8% do previsto.

No balanço da semana anterior, 27,4 milhões de imóveis tinham sido percorridos pelos mais de 300 mil agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, com apoio dos militares das Forças Armadas, destacados para identificação e eliminação de focos do mosquito, além de orientação de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya, em todos os estados do país.

Mortes - Quatro pessoas morreram vítimas de dengue este ano em Mato Grosso do Sul e em Campo Grande, as visitas domiciliares feitas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) desde o fim do ano passado já resultaram em 4,5 mil notificações de áreas que precisavam ser limpas e duas pessoas presas após impedirem a ação e agredirem agentes de saúde.

Com a primeira morte causada por dengue no ano confirmada, a cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vê o número de casos da doença aumentar todas as semanas enquanto unidades de saúde dos bairros e hospitais estão lotados de pacientes com sintomas da doença.

De Acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, de 1º de janeiro até esta semana foram notificados 1.769 casos suspeitos de dengue – número 30% maior que os 1.362 da semana anterior. Foram 407 casos notificados em uma semana, uma média de 58 por dia.

O número de casos confirmados também teve aumento considerável. Dos 507 até a semana passada, o total saltou para 812 até terça-feira (23) – 60% maior.

Combate – Conforme a Sala Nacional, a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, o Governo Federal convocou um esforço nacional para que todas as casas do país sejam visitadas para eliminação dos criadouros.

As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao vetor. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências.

Nos siga no Google Notícias