ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Estiagem precoce faz queimadas dispararem em MS

Redação | 07/05/2009 08:32

A estiagem precoce fez o número queimadas registradas pelos satélites do Ibama em Mato Grosso do Sul dispararem neste ano, segundo dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). São 681 focos, sendo 107 apenas neste mês de maio.

Comparando até este mês com o mesmo período do ano passado houve uma disparada. Em 2008 foram constatados 46 focos.

O coordenador do Prevfogo, Márcio Yule, afirma que a participação do homem nestes processos é decisiva. Há casos, pondera, em que fogo é provocado por raios, mas em mais de 90% das vezes, o homem é o responsável.

Este ano a estiagem começou mais cedo. Segundo a meteorologia, em março choveu 40% abaixo da média histórica e abril foi o mais seco dos últimos 30 anos.

Ainda não está definida a data em que serão proibidas as queimas controladas no Estado. O Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente já estudam o assunto.

Na área urbana o fogo em terrenos baldios também se intensificou e o número de chamados no Corpo de Bombeiros disparou. A prefeitura determinou uma ação para reprimir as queimadas. A intenção é a partir de agora prender quem for flagrado ateando fogo em terrenos baldios.

Nos siga no Google Notícias