ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Estrangeiros ilegais podem ser anistiados pelo governo

Redação | 11/11/2008 21:15

Cerca de 50 mil estrangeiros que vivem ilegalmente no país podem ser anistiados em breve pelo governo federal. A iniciativa, segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, é que desta forma os países que abrigam imigrantes brasileiros ilegais retribuam a ação, como contrapartida.

Barreto disse que há cerca de 4 milhões de brasileiros vivendo de forma clandestina no exterior. De acordo com os dados sobre imigração, a maior parte dos brasileiros não-legalizados mora nos Estados Unidos e no Japão.

Em ocasião idêntica, ocorrida há dez anos, o governo federal concedeu a chamada anistia geral aos estrangeiros. Levantamento realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos, em 1998, identificou que 40.909 pessoas procuraram os órgãos federais para legalizar sua situação.

Deste total, segundo a organização, a maioria era formada por chineses, bolivianos, argentinos, uruguaios, coreanos, libaneses, peruanos, chilenos, paraguaios e portugueses.

Estudo do Serviço Pastoral dos Imigrantes, ligado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), revela que a maioria dos imigrantes ilegais no vivem no Brasil são de origem latina-americana.

De acordo com a organização não-governamental, os estrangeiros que moram no Brasil de forma ilegal vivem em condições precárias. As dificuldades dos estrangeiros, segundo especialistas, referem-se ao idioma e também ao preconceito, barreiras que atrapalham na busca por emprego.

Com informações da Folha online.

Nos siga no Google Notícias