ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estudantes da UEMS na Capital decidem manter invasão em campus

Christiane Reis | 09/11/2016 15:36

Os estudantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) decidiram, em assembleia manter a invasão do prédio da instituição em Campo Grande por tempo indeterminado. As aulas no campus estão suspensas, desde terça-feira (8).

O ato é um protesto contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), em análise no Congresso Nacional, que limita gastos públicos por 20 anos.

Segundo Renderson Valentim, estudante do 3º ano do curso de artes cênicas, o número de estudantes envolvidos no movimento é de 100 a 120. “Isso sem contar que pessoas da comunidade também são solidárias à causa”, disse.

Segundo o estudante, o movimento aos poucos ganha mais e mais adeptos. Eles invadiram o prédio na noite de segunda-feira (7).

Na avaliação do estudante, o esforço é válido para evitar o que ele chama de retrocesso na educação. “Precisamos evitar o sucateamento da educação e da saúde”.

Estudantes decidiram ocupar a UEMS de Campo Grande na segunda-feira (07). (Foto: Direto das Ruas)
Estudantes decidiram ocupar a UEMS de Campo Grande na segunda-feira (07). (Foto: Direto das Ruas)

Contrários – Se de um lado um grupo de estudantes mantém a ocupação em protesto contra a PEC, de outro, estudantes que estão prestes a concluir o curso são contrários ao movimento. Na terça-feira eles documentaram a insatisfação contra a ocupação do prédio.

Segundo a estudante do 4º ano do curso de turismo, Mariana de Oliveira o grupo da ocupação solicitou o documento. “Somos contra a ocupação, não estamos nos posicionando sobre a PEC, queremos apenas que as turmas do 4º ano não fiquem prejudicadas”, disse. Segundo ela, toda segunda e sexta-feira é dia de apresentação de trabalhos finais de curso.

Mais incisivo o também aluno Rafael Almeida, que curso o 3º ano de letras disse que a ocupação não é legítima. “Quando votaram não havia nem 50% dos alunos da UEMS”, disse. As aulas foram suspensas na segunda-feira (07) por conta da ocupação e segundo a universidade as avaliações das bancas estão sendo mantidas às segundas e sextas-feiras e aulas devem ser retomadas assim que o prédio for desocupado.

Nos siga no Google Notícias