ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estudantes firmam 250 mil novos contratos com Fies no país; prazo encerra hoje

Liana Feitosa | 30/04/2015 10:51

Até o momento, 250 mil novos contratos foram firmados com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em todo o país, segundo a assessoria do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O prazo para inscrições de novos beneficiários do fundo encerra nesta quinta-feira (30).

No ano passado, foram firmados 13.671 contratos em Mato Grosso do Sul. Para esses que já contam com o financiamento, a renovação do contrato, chamada de aditamento, pode ser feita até o dia 29 de maio, prazo que foi estendido. Antes, a data limite era esta quinta-feira (30).

No entanto, ainda de acordo com o FNDE, 154 mil contratos ainda não foram renovados. "A intenção do Ministério da Educação e FNDE com a prorrogação do prazo para aditamento é que todos os contratos firmados até 2014 (1,9 milhão) sejam devidamente aditados", explica o órgão em nota ao Campo Grande News.

Novos - Alvo de diversas especulações e reclamações, o Fies apresentou diversos problemas, principalmente para quem tentava conquistar contrato pela primeira vez. Recentemente, o ministro da educação Renato Janine Ribeiro garantiu que todos os contratos seriam renovados, no entanto, estudantes alegavam que a inscrição de novos beneficiários era a maior dor de cabeça.

Vários casos foram acompanhados pelo Campo Grande News, principalmente queixas quanto à dificuldade de acesso ao sistema e ao preenchimento das vagas disponibilizadas que já atingiram o limite.

Em 2010, ano em que o fundo passou a ser operado pelo FNDE, Mato Grosso do Sul firmou 1.239 contratos com o Fies. Portanto, em quatro anos, o número cresceu mais de 10 vezes. Os números locais de 2015 só serão divulgados em balanço após o encerramento do prazo, segundo o MEC.

A orientação, em caso de dúvida, é entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0800 616161.

Nos siga no Google Notícias