ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Estudo ajuda HU de Dourados a combater infecções

Redação | 28/06/2009 07:26

O Hospital Universitário de Dourados está avançando nas ações de controle de infecção hospitalar e criou uma comissão para estudar a flora local que vai orientar estratégias de atuação.

A médica infectologista Mariana Croda abordou o tema durante o Programa Científico Continuado 2009, promovido pela Associação Médica da Grande Dourados, para profissionais de saúde e estudantes, com o foco para a Hematologia e a Infectologia.

Ela explica que, com a atuação da Comissão, o hospital poderá racionalizar o uso de antibióticos dentro da unidade obtendo, a longo prazo, resposta melhor dos pacientes internados.

Dados apresentados por Mariana Croda mostram que há alta resistência de bactérias resistentes no ambiente hospitalar por falta de controle da flora e uso excessivo de antibióticos, muitas vezes inadequados e desnecessários. "Mas, muito desses dados não se sabe se foi no próprio HU. Por isso, o hospital vai conseguir agora passar dados reais para identificação da flora local, serviço que seria ideal em cada hospital da cidade", diz.

O HU tem característica de hospital terciário, ou seja, em que a população atendida vem de várias partes do Estado, inclusive de outros hospitais. Aí o problema se torna maior.

A equipe começou a fazer programa de controle dos pacientes que chegavam na unidade com histórico de internação de pelo menos 48h. Eles receberam triagem especial para germes multi resistentes, com culturas de várias espécies obtidas da secreção nasal, retal e hemocultura. Dentro de um ano a comissão terá uma avaliação dos trabalhos.

No HU ainda serão feitos vários testes específicos de identificação e controle das infecções, sendo o único serviço hospitalar a realizar teste microbiológico específico para detecção de bactérias e fungos resistentes. "Porque podemos chegar em uma época em que não teremos mais opção terapêutica. Então, o HU sai na frente e começa com a prevenção desses germes", diz a médica. (Com informações da assessoria de imprensa)

Nos siga no Google Notícias