ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Estudo comprova efeitos nocivos do horário de verão

Redação | 16/10/2008 14:36

Pesquisa feita com 9.251 pessoas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste mostra que 46% da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão. A mudança neste ano começa no próximo domingo, com adiantamento dos relógios em uma hora.

O estudo foi realizado por laboratórios de cinco países sul-americanos, incluindo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), conforme reportagem do Jornal da Tarde. As entrevistas com os brasileiros mostraram que entre os distúrbios mais freqüentes estão a dificuldade para dormir e a sonolência pela manhã, que causam falta de atenção e lapsos de memória.

A pesquisa segue com a analise de que o corpo humano se prepara para acordar poucas horas antes do nascer do sol: a temperatura começa a aumentar, e o hormônio cortisol atinge seu pico no organismo. Como no horário de verão, a população acorda mais cedo, essas reações ficam fora de sintonia.

O psicobiólogo e geneticista do sono da Unifesp, Mario Pedrazzoli, dá a dica: o ideal seria que as pessoas mudassem alguns hábitos, como adiantar também os horários de refeições em uma hora. "Caso isso não ocorra, o ideal é manter horários próximos e não almoçar um dia às 12 horas e no outro às 14 horas. Isso desregula o organismo

Nos siga no Google Notícias