ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Evento na governadoria marca abertura do mês da Mulher no Estado

Francisco Júnior e Luciana Brazil | 10/03/2014 11:04
Evento na governadoria marca abertura do mês da Mulher no Estado

Em solenidade na governadoria, foi aberto na manhã hoje (10) a Campanha do Mês da Mulher, em comemoração ao dia Internacional da Mulher. Com o tema “Toda Mulher Traz Dentro de Si a Força para Chegar Onde Quiser”, a ação conta uma programação com inúmeras atividades durante todo o mês de março.

O primeiro evento da agenda é a palestra com diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão - Mídia e Direitos, Jacira Melo. Para a especialista, esse tipo de campanha é importante para sensibilizar a população para que a mulher busque a autonomia e, nos casos de violência, que ela busque ajuda.

De acordo com Jacira, hoje as mulheres representam 49,4% da força de trabalho, mas elas continuam não sendo reconhecidas. “As mulheres estão em empregos sem menor reconhecimento, prestígio e menor remuneração. Só empregadas domesticas são 7 milhões”, afirma.

Conforme a especialista, as políticas públicas criadas para as mulheres estão relacionas não apenas ao direito, mas também ao desenvolvimento econômico do País. “As políticas publicas em relação à maternidade atendem apenas 20% da demanda relacionadas à creche e em relação à pré-escola atende 40% da demanda”, explica.

Para ela, a mulher vem evoluindo constantemente. “Nos anos 60 as mulheres tinham dois anos de estudo e seis filhos, em média. Hoje, a média de estudo é de 8 anos e 1,7 filhos”, ressalta. Jacira explica que essa mudança se deve a uma serie de fatores, como as novelas, por exemplo, que trouxeram personagens femininas com novas perspectivas.

Durante todo o mês, serão realizadas oficinas de artesanato, palestras, passeatas, blitz, feiras que oportunizam às mulheres comercializarem produtos artesanais e alimentícios, tendo como objetivo sua independência financeira, além de homenagens. Os eventos serão realizados em diferentes municípios do Estado.

No evento, a Coordenadora Especial de Políticas para a Mulher, Tai Loschi, anunciou que até o segundo semestre deste ano vai ser inaugurada em Campo Grande a Casa da Mulher Brasileira, onde irá funcionar a Delegacia da Mulher 24 horas.

Segundo ela, o local irá contar com equipes multidiciplinar de atendimento e servirá como abrigo para mulheres vítimas de violência.

Nos siga no Google Notícias