ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ex-agente propõe secretaria do sistema prisional

Redação | 26/10/2009 12:09

O bacharel em Direito e ex-agente penitenciário Djalma Santana propõe a criação de uma secretaria destinada ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, como forma de trazer melhorias para o setor.

Na opinião de Djalma, a criação da nova secretaria desafogaria a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e produziria um efeito positivo nas 42 unidades prisionais do Estado.

"Uma pequena parcela dos recursos destinados a Sejusp segue para o sistema prisional", afirma ressaltando que com a criação da secretária aumentaria o recurso destinado ao setor dando maior possibilidade de investimentos.

"Com investimento específico para o sistema prisional teríamos mais condições de preparar melhor os agentes, trazer melhorias na estrutura física dos presídios e ainda mais benefícios aos internos", completa.

Djalma fala ainda sobre as duas propostas de emendas constitucionais em tramitação no Congresso Nacional. Na avaliação dele, se aprovadas, as PEC's podem trazer grandes mudanças no setor.

A PEC 308 e 300 tratam respectivamente da criação da Polícia Penitenciária e corrige a diferença salarial existente entre agentes da Polícia Federal e policiais civis e militares.

Na avaliação do ex-agente, a equiparação salarial traria uma melhor valorização aos policiais civis e militares que lidam diretamente com a criminalidade nos grandes centros.

Djalma diz que a proposta de autoria dele foi apresentada ao governador André Puccinelli (PMDB), que prometeu avaliar o texto.

Nos siga no Google Notícias