ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ex-secretária mandou investigar e denunciou farra na educação à polícia

Edivaldo Bitencourt | 27/02/2015 16:40
Polícia iniciou investigação após solicitação de ex-secretária de Educação (Foto: Marcelo Calazans)
Polícia iniciou investigação após solicitação de ex-secretária de Educação (Foto: Marcelo Calazans)

A ex-secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, afirmou, na tarde desta sexta-feira, que descobriu a farra com o dinheiro da pasta e determinou a apuração e denunciou o caso à Polícia Civil. Além disso, ela informa que determinou até ajuizamento de ação na Justiça para reaver o dinheiro público desviado.

Na quarta-feira, o Campo Grande News publicou que a Polícia Civil investiga farra nos gastos com a educação no Estado, que vão desde fraudes no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), reforma e locação de imóveis. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 351 mil.

Ontem, a Secretaria de Educação tinha informado, em nota à imprensa, que identificou e demitiu o responsável pelas irregularidades. No entanto, o órgão não informou em que época puniu o autor e quem tomou as medidas para combater a farra.

Na tarde de hoje, Maria Nilene informou que foi a responsável pela identificação da irregularidade. “A fraude foi detectada pela Coordenadoria de Administração de Apoio Escolar da Secretaria Estadual de Educação, da qual era a titular, e que imediatamente foram tomadas todas as providências necessárias e cabíveis na defesa do erário público”, destacou.

A ex-secretária contou que determinou a instauração da sindicância para apurar a fraude, solicitou o levantamento pela Auditoria-Geral do Estado e encaminhou ofício ao delegado geral de Polícia, Jorge Razanauskas, para investigar os autores dos crimes.

Outra medida adotada, por determinação da Maria Nilene, foi ação judicial contra a empresa Compensados Santin Ltda, que recebeu R$ 193 mil sem contar com contrato. A ação tramita na 1ª Vara de Fazenda Pública de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias