ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exame do Detran para CNH fica mais difícil

Redação | 02/04/2008 08:14

Resolução do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), que leva em conta os altos índices de acidentes em Mato Grosso do Sul, eleva o grau de dificuldade do exame prático do Detran para que os condutores retirem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A intenção é refinar o processo de avaliação para que somente condutores preparados possam ser habilitados.

O candidato terá de dirigir em vias urbanas e rurais, pavimentadas e não pavimentadas. A prova deve ter pelo menos 10 minutos e o candidato terá de realizar pelo menos dois retornos em canteiros centrais (e no máximo quatro), um estacionamento lateral (máximo dois), pelo menos três conversões à esquerda e três à direita (máximo seis) e percurso em linha reta de pelo menos um quilômetro, no qual será avaliada a mudança de marcha e desenvolvimento do veículo.

Na avaliação de garagem e baliza o tempo máximo para realização do conjunto não será maior que cinco minutos, incluindo nesse tempo as três tentativas previstas por Lei. A prova prática será feita por sorteio da banca e do percurso, que será feito diariamente.

Os locais onde serão feitas as provas deverão ter autorização expressa da autoridade responsável pela via. A resolução também determina que quando o candidato for reprovado por cometer faltas o examinador terá de assumir de imediato a direção do veículo.

O exame prático para candidatos a habilitação na Capital poderá ter início a partir da sede do Detran e término no local determinado em sorteio. A resolução foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado e já está valendo. O Detran realiza mensalmente 10 mil exames.

Nos siga no Google Notícias