ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Exame indica leishmaniose em um dos cães abandonados

Redação | 18/06/2009 13:55

Um dos dez cães abandonados em uma residência situada na rua Marechal Rondon, no centro de Campo Grande, apresentou resultado positivo no exame de leishmaniose. Ele e os outros animais, resgatados nesta segunda (15) pela Decat (Delegacia Especializada de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) estão sob os cuidados da Ong Abrigo dos Bichos, em uma clínica veterinária da Capital.

O caso veio à tona na última sexta-feira (12), depois que vizinhos denunciaram ao Campo Grande News a situação de abandono em que viviam os animais, sem água nem comido e em quintal sujo. Depois de apreendidos pela Polícia, eles foram encaminhados à clínica Bourgelat para receber tratamento, por conta da situação em que estavam.

Segundo informado pela médica veterinária responsável pelos animais, Cláudia da Silva Mendes, por conta do resultado positivo de um dos cães, todos os outros serão novamente submetidos a exame, e o resultado deve ficar pronto na próxima semana.

Na ocasião em que os animais foram apreendidos, a veterinária Maria Lúcia Metello, presidente do Abrigo dos Bichos, afirmou que o caso já não se tratava somente de maus-tratos, mas havia se tornado um problema de saúde pública.

Cuidados - Depois de apreendidos, já na clínica veterinária, cada uma das seis fêmeas e dos quatro machos recebeu um nome, para facilitar o trabalho dos profissionais durante o tratamento.

Darlene, como foi chamada uma das cadelas, estava com quatro filhotes mortos na barriga, e teve que ser submetida a um procedimento cirúrgico para a retirada dos fetos e do útero.

Segundo informado pela veterinária responsável, se o resgate dos cães tivesse demorado mais quatro dias, Darlene provavelmente morreria de infecção generalizada.

Por conta do abandono e da má alimentação, oito dos dez cães apresentam quadro de anemia.

Doações - Os custos com a recuperação dos cães ainda não foi calculado. Mas, além da cirurgia e do tratamento, eles irão precisar de vermífugos, alimentação e afins. Por conta disso, o Abrigo dos Bichos necessita doações para custear as despesas com o tratamento veterinário.

Quem quiser contribuir com a recuperação dos cães pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (67) 8423-2325, falar com Alessandra, ou em depósito na conta bancária da entidade

Nos siga no Google Notícias