ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exame para confirmar se criança morreu por leishmaniose pode sair em 30 dias

Paula Maciulevicius | 09/11/2011 15:41

O resultado deste exame deu indeterminado o que levou a Secretaria a encaminhar para o hospital de referência em leishmaniose em MG

O exame que vai confirmar se o menino de 1 anos e 8 meses morreu em decorrência de leishmaniose pode sair em 30 ou até 50 dias. A Secretaria de Saúde do Estado informou que o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) recolheu material para exame no dia 27 de outubro, data em que a criança veio de Três Lagoas para o Hospital Universitário em Campo Grande.

O resultado deste exame deu indeterminado o que levou a Secretaria a encaminhar o material para o hospital de referência em leishmaniose em Belo Horizonte, Minas Gerais. Por conta disso o prazo máximo para o resultado é de 50 dias.

Caso esta morte seja confirmada será o 7° óbito só neste ano. Até hoje foram registrados 441 notificações e 215 confirmações de leishmaniose visceral.

O menino morreu no último domingo no Hospital Universitário de Campo Grande.

De acordo com a Assessoria de Comunicação de Três Lagoas, a criança apresentava sintomas próprios de quem contraiu leishmaniose: febre, palidez, aumento do baço e icterícia.

Quando ainda apresentava suspeita de uma simples gripe com febre, a criança passou pelo Pronto Atendimento em Três Lagoas, no dia 24 de outubro, mas retornou no dia 26 já com palidez, aumento do baço e icterícia.

Segundo a Prefeitura, a criança foi imediatamente encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo dia, onde chegou a ser internada.

Logo na madrugada do dia seguinte, ela foi transferida para ser internada no HU, onde foi confirmada a suspeita de leishmaniose.

É o primeiro óbito por leishmaniose neste ano em Três Lagoas. No ano passado, segundo a Prefeitura, foram registrados 17 casos da doença e duas mortes.

Nos siga no Google Notícias