ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Exercícios de guerra da Operação Laguna começam hoje

Redação | 29/09/2009 09:53

As Forças Armadas iniciam nesta terça-feira os exercícios de guerra da Operação Laguna, que acontece até 9 de outubro na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Hoje as tropas estão concentradas em Nioaque para receber as instruções sobre a operação, que simula um conflito internacional. Participam dos exercícios homens do Exército, Marinha e Aeronáutica.

O oficial de comunicação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, tenente-coronel Pedro Paulo Perez Pimenta, informou que pelo menos cinco mil homens das Forças Armadas devem participar da Operação Laguna, realizada simultaneamente em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, Ladário e na região do Forte Coimbra, no Rio Paraguai.

Tropas, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, Exército e da Força Aérea vão executar missões reais e simuladas no espaço aéreo, rodovias e áreas rurais da região de fronteira. No ano passado, a Operação Laguna foi desenvolvida no sul do país.

Conforme a 4ª Brigada, amanhã as tropas se deslocam para Jardim, onde a brigada de pára-quedistas do Rio de Janeiro vai executar exercícios de salto. Na quinta-feira começa o trabalho de reconhecimento das rodovias pavimentadas e estradas vicinais da região de Jardim. As tropas chegam a Guia Lopes da Laguna na sexta-feira.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai participar da Operação Laguna na próxima semana. No dia 7 ele assiste, em Campo Grande, a apresentação da 12ª Brigada Leve, Brigada de Aviação do Exército e Brigada Pára-Quedista.

Nos siga no Google Notícias