ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Exército Boliviano irá combater tráfico na fronteira

Redação | 21/05/2010 08:06

O governo boliviano irá reforçar a presença militar em regiões de fronteira com Brasil e Paraguai, áreas onde foi detectada a crescente presença de narcotraficantes, assassinos e quadrilhas colombianas, disse ontem o presidente em exercício, Alvaro García.

O anúncio foi feito depois de denúncias de tráfico de drogas no departamento de Santa Cruz, no leste do país e fronteiriço com Brasil e Paraguai, onde houve enfrentamentos entre grupos criminosos com o envolvimento de policiais. O departamento faz fronteira com o MS.

"A locomotiva da Constituição e das leis são as Forças Armadas (que servirão) para a maior presença territorial e (para) acabar com micro-exércitos de narcotraficantes e mercenários que estão começando a crescer", afirmou Alvaro García à agencia AFP.

De acordo com o presidente em exercício, será formado um "comando conjunto na Chiquitanía (nas planícies do departamento de Santa Cruz, fronteiriço com o Estado e o Mato Grosso) para levar várias unidades militares a esta região".

"Vamos ter a presença nas próximas semanas e meses garantindo soberania territorial", disse Garcia, ao referir-se às regiões que fazem fronteira com terras brasileiras e paraguaias onde, além do tráfico de drogas, também existe um amplo comércio ilegal de armas.

A medida visa especialmente o departamento de Santa Cruz, onde é detectada uma crescente atividade do narcotráfico.

Em Santa Cruz, a região mais próspera da Bolívia, foram descobertos nas últimas semanas vários laboratórios de cocaína dirigidos por colombianos, e ocorreram seis assassinatos, incluindo o de três guarda-costas sérvios, em um aparente ajuste de contas entre narcotraficantes, de acordo com reportagem do Jornal do Brasil.

A Bolívia, com 195 toneladas ao ano, é o terceiro produtor mundial de cocaína, atrás de Colômbia e Peru, segundo um informe emitido em março pelos Estados Unidos.

Paraguai

Nos siga no Google Notícias