ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Expedição do Ibama percorre 410 km de Rio Paraguai

Redação | 10/11/2010 14:04

Começou hoje uma expedição de barco do Ibama que vai percorrer 410 km ao longo do Rio Paraguai, até a região de Ingazeiro no município de Porto Murtinho. A expedição, denominada Piracema, tem os objetivos de coibir a pesca e a caça predatórias, verificar as condições de navegabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná e vistoriar as instalações de embarque dos portos neste trajeto que escoam a produção de minério de ferro saída de Corumbá.

Participam da viagem o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, e três técnicos do órgão. A previsão é de que eles levem 3 dias percorrendo trechos de águas internacionais que têm apresentado conflitos na área de pesca.

De acordo com o que a Superintendência do Ibama divulgou, os problemas ocorrem na região da Bahia Negra e no trecho do Estirão da Ilha Verde, que envolvem fronteiras comuns entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia.

A lancha com a equipe do Ibama saiu de manhã do ancoradouro da Ponte do Rio Paraguai em Porto Morrinho e vai navegar em águas brasileiras numa distancia de 94 Km até a localidade do Estirão da Ilha Verde onde se dá início à navegação em águas internacionais com a Bolívia. Este trecho tem 67 km.

Após este trecho, a equipe recomeça a navegação em águas internacionais, nesse caso do Brasil/Paraguai, indo até a cidade de Porto Murtinho/MS, somando 253 Km de navegação até o destino final da missão, na região de Porto Sastre ou Ingazeiro no sul do Mato Grosso do Sul, no município de Porto Murtinho.

Conforme o Ibama, além da pesca predatória, a expedição servirá para os técnicos analisarem os casos de caça predatória, que vêm ocorrendo na região da Baía Negra.

Em estudo-Em relação à navegabilidade do rio e o portos para embarque dos minérios, o órgão pretende, com a expedição pelo rio, recolher subsídios para a análise dos pedidos de ampliação das instalações e da produção de minério de ferro do complexo minero-siderúrgico existente no município de Corumbá, no Maciço de Urucum.

"Vai caber ao Núcleo de Licenciamento do Ibama em Mato Grosso do Sul avaliar os riscos e as condições ambientais em que vai se dar a ampliação da produção do complexo de minério de ferro instalado em Corumbá", afirmou o superintendente David Lourenço.

Nos siga no Google Notícias