ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Exposições de Nuno Ramos começam terça no Sesc Horto

Redação | 28/07/2010 19:16

Entre os dias 3 de agosto e 19 de setembro, o projeto ArteSesc recebe três exposições do artista Nuno Ramos. As exposições poderão ser conferidas no Sesc Horto, em Campo Grande, sendo a abertura programada para as 19h30 com a palestra "Arte contemporânea brasileira na atualidade", de Paulo Venâncio Filho.

Nuno Ramos mostra nesta exposição três trabalhos: "Só Lâmina", "Luz Negra" e "Carolina". Cada um deles representa e exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra do artista.

"Só Lâmina" faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo e respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. Para ele, não há quase distinção entre pintura e desenho; ambos estão sujeitos a mesma dinâmica que mobiliza diferentes formas, materiais, texturas, necessariamente de qualidades e propriedades diversas e contrastantes.

A série de onze desenhos de "Só Lâmina", criada especialmente para o Sesc, traz encravada a poesia de João Cabral de Melo Neto. Nuno mais uma vez, como já tinha feito com Drummond e Bandeira, reconhece a forte atração que sente pelo literário e o modo como este empolga sua imaginação plástica e aqui utiliza literalmente da faca poética de "Uma Faca Só Lâmina", de João Cabral.

Mais recentemente, Nuno tem se apropriado de outro material, já não pertencente à esfera visual, mais auditiva: o som, que pode ser música como no caso de "Luz Negra", onde de caixas acústicas enterradas no chão sai a voz de Nelson Cavaquinho cantando Juízo Final, ou simplesmente uma sequência de frases faladas e gravadas que sugerem o repertório do que se fala diariamente numa grande cidade.

Nos siga no Google Notícias