ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Falha no Fox pode dar multa de R$ 3 milhões à Volkswagen

Redação | 11/02/2008 16:52

A montadora Volkswagen pode ser multada em R$ 3 milhões em razão de possíveis falhas no funcionamento de um mecanismo para uso do porta-malas do modelo Fox, que já teria provocado lesões em proprietários e usuários do veículo. O problema está sob análise do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, que vai decidir se a empresa será ou não multada e só se pronunciará quando os estudos técnicos forem concluídos.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), de São Paulo, informou a Volkswagen foi notificada na sexta-feira (8 de fevereiro) com o pedido de explicações sobre a ocorrência. O Procon também já notificou a montadora e estabeleceu prazo até a próxima quinta-feira (14 de janeiro) para que a empresa apresente documentos que comprovem a segurança e descartem a existência de falhas no mecanismo.

O problema - O equipamento, que é opcional, disponibilizado na parte interna do veículo, tem causado danos aos consumidores. O incidente acontece quando o usuário puxa uma pequena alça flexível localizada embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro. O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando o dedo do usuário e causando uma reação semelhante a de uma guilhotina. Entre as ocorrências, unhas e peles arrancadas e, até mesmo, dedos decepados. A Volkswagen admite oito casos de lesões, todos eles de forma diversa.

A montadora divulgou nota dizendo que o sistema de rebatimento do banco traseiro do automóvel Fox é seguro e que basta seguir corretamente as instruções do manual do proprietário. A empresa afirmou que não existe problema com o sistema e que não se trata de caso de recall. Apesar disso, a partir desta semana, a montadora informou que oferecerá a todos os clientes a instalação gratuita de uma peça adicional que evitaria eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox. O serviço poderá ser realizado em toda a rede autorizada de concessionários Volkswagen.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias