ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Falta de infraestrutura deixa bairro inacessível e propício a crimes

Paula Vitorino | 01/07/2011 19:36

Moradores e Polícia Militar do Los Angeles denunciam que falta de políticas públicas no bairro dificultam até o acesso a serviços básicos, como segurança e saúde

Ruas esburacadas dificultam passagem até de pedestres. (Fotos: Simão Nogueira)
Ruas esburacadas dificultam passagem até de pedestres. (Fotos: Simão Nogueira)
Motorista tenta passar em meio a buracos, mas desiste.
Motorista tenta passar em meio a buracos, mas desiste.

“Como que uma viatura da Polícia vai conseguir passar aqui para perseguir um ladrão? Se uma pessoa é roubada aqui, até a Polícia chegar já aconteceu tudo”, afirma o presidente do Conselho de Segurança da região do bairro Los Angeles, José Carlos Pereira, enquanto mostra as “crateras” abertas em meio às ruas de terra.

Ele denuncia o abandono do bairro, que na maior parte das vias não tem asfalto ou iluminação pública. A situação dificulta o acesso dos moradores a serviços básicos, como segurança e saúde.

“Não passa uma viatura aqui, seja ambulância ou bombeiros. Isso aqui estraga viatura, estraga qualquer tipo de carro, e só gera mais um gasto para o Estado”, alerta.

O morador Diego Martins, de 26 anos, ainda afirma que os buracos acabam se tornando lixeiras a céu aberto e já deixou vários carros atoaldos. “Eu mesmo já tive que chamar socorro pra carro que ficou atolado. Quando chove ninguém sai de casa”, diz.

Ele afirma que o tráfego de carros, ônibus e até bicicletas é difícil ou até impossível, dependendo da época do ano. “Se estiver chovendo ninguém passa. Os ônibus só fazem a linha nas ruas que estão em melhores condições”, afirma.

Já o sargento da Polícia Militar Comunitária do bairro, Felipe Gamarras, afirma que falta políticas públicas na região e que o cenário acaba facilitando a criminalidade.

“Falta de iluminação, buracos nas vias, que se tornam becos isolados, tudo isso acaba ocasionando a oportunidade para o ladrão agir”, ressalta.

Outro fator agravante é a ausência de áreas de lazer na região. “A criançada acaba ficando ociosa e nós sabemos que hoje o crime tem se aproveitado dos menores de idade por conta das leis mais brandas”, constata.

O garoto Paulo Rafael de Souza, de 13 anos, conta que a única diversão é nos projetos desenvolvidos na escola, já que no bairro não existe áreas de lazer.

“Não tem lugar para jogar bola, a gente fica na rua mesmo”, diz.

Pelas ruas do bairro é fácil encontrar crianças e adolescentes empinando pipa, andando de bicicleta e tentando encontrar outras formas de diversão.

Esquecido - O bairro Los Angeles fica na região sul de Campo Grande, em área tida como periferia da cidade. A localização do bairro e o fato da maioria dos moradores serem de famílias de baixa renda são fatores que acabam contribuindo para o “esquecimento” do local, aponta José.

“Os próprios moradores acabam se acomodando com a situação e o poder público parece que esquece daqui”, diz.

Nos siga no Google Notícias