ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Falta de sangue no estoque coloca Hemosul em alerta

Redação | 05/05/2008 12:40

O Hemosul está em alerta. Estão em falta a maioria dos sangues raros, colocando em risco o atendimento a pacientes de emergência e, em especial, as cirurgias eletivas. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o apelo à população é, justamente, para evitar problema de abastecimento de sangue nos hospitais de Campo Grande.

A demanda por sangue foi maior durante o feriado para atender pessoas feridas em acidente. Somente nas rodovias federais, 46 pessoas ficaram. Houve outros 12 em rodovias estaduais.

Hoje, há tipos de sangue que não têm nenhuma bolsa no estoque do Hemosul, como é o caso do B negativo. O tipo AB positivo tem uma bolsa. Há somente três do tipo O negativo e outras três de A negativo. Também é baixo o estoque do tipo O positivo. Estes tipos de sangue são raros, conforme a assessoria de imprensa do órgão. A situação preocupa em caso de emergências.

O Hemosul tem feito campanhas junto a escolas como forma de estimular a doação. Estratégia semelhante tem usado o Hospital Universitário, que vai promover uma gincana entre os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para manter os níveis de sangue necessários aos pacientes da instituição.

Serviço

Nos siga no Google Notícias