ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Famasul aponta risco de importar gado paraguaio

Redação | 25/05/2009 15:32

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) alerta para os riscos de importar gado em pé do Alto Paraguai, conforme prevê o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB).

A entidade articula reunião com produtores rurais para discutir problemas de transporte e estrutura que inviabilizam a importação, apontados em estudo da instituição. O encontro é na quinta-feira (28/05), às 14 horas.

Em entrevista ao Campo Grande News, Cintra revelou que viaja dia 29 a Assunção (PY), na intenção de fechar o acordo, que possibilitará a entrada de gado em pé ao Estado.

O prefeito destacou que a região do Alto Paraguai tem 150 mil animais e fica longe de Assunção, onde são abatidos. A intenção é que os animais abasteçam o Marfrig, que retomou hoje os abates.

De acordo com o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior, o Marfrig não tem desossa o que gera uma preocupação quanto à sanidade animal ainda maior para a pecuária brasileira. "A fronteira já sofre com os altos custos da produção pecuária e a movimentação de carne sem desossa pelo Estado de outro país gera uma preocupação não só para MS como também para o resto do País", alertou Silva Junior.

Segundo a Famsul, o presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, Italívio Coelho Neto, teme que a importação "gere expectativa de excesso de oferta e derrube os preços da arroba" em Porto Murtinho. "

Nos siga no Google Notícias