ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Famasul contabiliza 65 fazendas invadidas em Mato Grosso do Sul

Luciana Brazil | 06/06/2013 15:35
Fazenda Buriti hoje cedo, em Sidrolândia. (Foto: Cleber Gellio).
Fazenda Buriti hoje cedo, em Sidrolândia. (Foto: Cleber Gellio).

Já são 65 fazendas ocupadas em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), feito na manhã desta quinta-feira. Apesar de algumas invasões já durarem anos, o conflito entre fazendeiros e indígenas se intensificou no Estado depois da invasão da fazenda Buriti, em Sidrolândia, no dia 15 de maio.

Hoje pela manhã, a fazenda amanheceu vazia. Lideranças chegaram a dizer que era um voto de confiança no Governo Federal depois da reunião de ontem com o ministro da Justiça. Mas horas depois, grupo de cerca de 30 pessoas voltou a acampar na propriedade e já está plantando.

Até o dia 31 do mes passado, 63 propriedades haviam sido ocupadas. Hoje, o levantamento contabiliza que mais três fazendas foram invadidas nos últimos cinco dias, totalizando 65.

Há informações de que além destas, outras três propriedades, entre elas as fazendas Vassoura e Quitandinha, teriam sido ocupadas, mas a Famasul não confirma os dados, e ratifica que são 65 propriedades.

Só na região de Sidrolândia, a 71 km de Campo Grande, 10 fazendas estão ocupadas, segundo os índios terenas. A etnia está acampada nas fazendas Buriti, São Sebastião, Água Doce, Lindóia, São José, Querência, 3R, Flórida, Santa Clara e Bom Jesus.

Em Mato Grosso do Sul, onde vive a maior população indígena do país, 73 mil pessoas, são 28 mil índios terenas, divididos em sete reservas e 20 mil hectares, de acordo com a Funai.

Conforme a Famasul, as etnias terenas e guarani-kaiowás são responsáveis pela ocupação nas fazendas do Estado. Na região de Bela Vista, desde 1980 índios guaranis vivem em um das fazendas, é a mais antiga ocupação que se tem registro em Mato Grosso do Sul.

Dos 896 mil índios no país, 517 mil vivem em terras indígenas, segundo a Federação da Agricultura. Estima-se que em Mato Grosso do Sul, 16 mil índios vivam fora das terras indígenas. Em todo país, esse número chega 379 mil. 

Demarcações: A maior parte das terras no Estado foi demarcada entre 1915 e 1928, e a maioria não tem mais de 3 mil hectares. Estudos apontam que 601 hectares são regularizados. Conforme matéria publicada na Folha de São Paulo, “em comparação com a região amazônica, os indígenas de Mato Grosso do Sul dispões de áreas pequenas, superpovoadas e próximas a centros urbanos”.

Segundo a Famasul, em Sidrolândia 12 propriedades estão ocupadas. Em Dois Irmãos do Buriti o número chega a sete. Em Amambai, Bela Vista, Dourados, Iguatemi, Rio Brilhante e Sete Quedas há uma propriedade invadida em cada município. Duas fazendas estão ocupadas em Aral Moreira e Juti.

Antonio João, Douradina, Japorã, Maracaju, Miranda e Ponta Porã possuem três fazendas invadidas cada um. Em Caarapó são quatro fazendas ocupadas e em Coronel Sapucaia são cinco propriedades. A cidade de Paranhos tem hoje oito fazendas invadidas.

Nos siga no Google Notícias