ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Família decide que menina não vai ler livro polêmico

Redação | 25/02/2010 10:03

A menina cuja família questionou o conteúdo de um livro adotado por projeto da escola particular de Campo Grande deve estudar no local apenas este ano. Segundo a tia que acionou a imprensa para reclamar da existência de palavrões e conceitos preconceituosos na publicação, também já está decidido que a criança, de 10 anos, não vai ler o livro.

Sobre a decisão dos pais de apoiar a escola e o projeto "Conversando com o autor", a tia diz que "apenas lamenta". O nome dela está sendo preservando pelo Campo Grande News para evitar a exposição pública da criança.

Publicitária, a tia disse que o pior do livro Dia 4, escrito pelo aluno do CNEC Vithor Torres, de 16 anos, não é a existência de palavrões nos textos e sim o teor preconceituoso de várias passagens.

Ela cita como exemplos, um trecho quem o aluno passa a chamar uma passageira do ônibus de "labradora idosa", afirmando que ele compara uma pessoa a um cachorro, ou ainda um outro em que conta ter aumentado o volume da música que ouvia durante a viagem e mesmo assim "continuava a ouvir os barulhos daquelas pessoas, com o perdão da palavra, desprezíveis e irritantes".

Para a publicitária, trechos assim apenas incitam ao preconceito. "No meu ponto de vista, crianças aos dez anos estão no início de sua formação como cidadãos. Como podemos dar-lhes um livro de caráter preconceituoso e com palavras esdrúxulas a elas? O que elas irão aprender?", indaga.

Nos siga no Google Notícias