ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Família diz que rapaz foi executado por policial militar

Redação | 05/03/2008 18:12

A esquina da rua Catiguá com a rua Cafezais, no jardim Canguru, em Campo Grande, ganhou nos últimos dias uma placa improvisada colocada por parentes e vizinhos de Rômulo Costa de Almeida, de 33 anos, morto no dia 19 de janeiro deste ano. Na placa, eles cobram a investigação de um episódio que, pela versão policial, é tratado como resistência à prisão seguida de morte, mas, para a família da vítima, é um caso de abuso e despreparo por parte do policial militar Mário César da Silva Jara, de 37 anos, autor dos cinco disparos que mataram Rômulo.

A placa foi colocada no local onde aconteceu a confusão que resultou na morte de Rômulo. Essa é uma das únicas informações que batem entre a versão divulgada pela polícia e o que a família afirma. No dia do crime, foi divulgado que Rômulo estaria bêbado e morreu após ser perseguido pelo policial, depois de se envolver em uma confusão com Rodrigo Lima Teixeira, de 20 anos. O policial teria presenciado o que achou ser um assalto, ao ver Rômulo, armado, abordar o carro onde estava Rodrigo e uma adolescente de 15 anos. Conforme o que disse a polícia, ele teria fechado o carro do jovem para tirar satisfação em razão de um acidente de trânsito.

De folga, e acompanhado da mulher, também policial, Jara teria entrado em ação para impedir o que achou ser roubo. Rômulo teria desobedecido a ordem de parar, sendo perseguido. Depois de perder a direção do carro, teria saído do veículo atirando contra o policial, que revidou. O PM, conforme o relato, primeiro disparou duas vezes, e como o rapaz continuou em sua direção, outros três tiros foram disparados. Rômulo chegou a ser levado para a Santa Casa de Campo Grande, onde morreu.

Outra versão - A família e os amigos de Rômulo divulgaram uma carta em que pedem punição para o policial e questionam a versão divulgada, dizendo não entender como uma autoridade que deveria ser treinada para garantir a segurança das pessoas sai às ruas para matar. No texto, dizem que Rômulo trabalhava há 14 anos na mesma empresa, e era respeitado por todos os colegas. Os pais do rapaz morto, Aurélia Costa de Almeida, 70 anos, e Irineu Almeida, 82 anos, negam que ele andasse armado e dizem que era uma pessoa calma. Os pais e o advogado da família, André Cunha, chegam a dizer que o revólver apreendido no carro dele foi plantado. "Sequer o exame residuográfico foi pedido para verificar se existia pólvora na mão dele", diz o advogado.

Mas a principal reclamação da carta divulgada é em relação a não prisão do policial militar após a morte.  O delegado Rogério Fernando Marqueti, responsável pelo caso, informou ao Campo Grande News, que o inquérito sobre o caso está em andamento e que não há prazo para conclusão. De acordo com ele, por tudo que foi apurado até agora, Rômulo de fato reagiu à ação do policial. No dia, a própria PM, em seu boletim de ocorrências, tipificou o crime como homicídio doloso, ameaça e lesão corporal, considerando as ações cometidas tanto pelo policial quanto por Rômulo.

Já na Polícia Civil, o boletim foi registrado como resistência à prisão seguida de morte. Ao fim do inquérito, isso pode mudar, e o PM ser indiciado por homicídio, afirmou o delegado. Ele diz ainda não ter recebido os laudos da perícia feita no local do crime. Marqueti não soube informar se o exame residuográfico foi solicitado, porque no dia quem atendeu a ocorrência foi outro policial de plantão.

Segundo o delegado, há indícios que revelam que Rômulo estava descontrolado. Horas antes, conforme o policial, ele tinha disparado dois tiros dentro de casa, no bairro Paulo Coelho Machado. O delegado afirma que esteve no local e que os vizinhos ficaram assustados, pensando que se tratava de suicídio. A família desmente essa informação.

Quanto ao acidente de trânsito citado, não há confirmação. A família nega e diz que o carro de Rômulo estava intacto. O jovem envolvido foi procurado em casa, por telefone, mas não foi localizado.

Reicindência - O policial continua trabalhando normalmente, pelo que apurou a reportagem. A PM (Polícia Mililitar) foi procurada nesta tarde e disse, por meio do setor de relações públicas, que só amanhã deve se manifestar. O cabo Mário César Jara é réu, junto com o colega Antônio Amauri de Souza, em um processo por tortura que corre desde 2004.

Neste caso, a acusação é de ter levado à morte o adolescente Cleverson Luiz Fernades, preso por suspeita de roubos no bairro Moreninha II.

Nos siga no Google Notícias