ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Família luta para descobrir causa de morte de mulher

Redação | 15/01/2008 08:50

A morte de Maria de Lourdes Pinto Fernandes, de 66 anos, ocorrida na última sexta-feira, em Dourados, envolveu a família dela em uma cansativa jornada para descobrir a forma como ela contraiu a doença apontada como causa do óbito. O comerciante Luiz Pinto Fernandes, filho de Maria de Lourdes, disse que o laudo aponta doença priônica (causada por uma proteína chamada prion) e que não teria origem hereditária. Segundo ele, sua mãe foi acometida por uma doença rara: Creutzfekdt Jakob, que pode ter origem genética, espontânea ou ser adquirida.

A cruzada para descobrir a origem da doença começou no ano passado. Sem obter respostas precisas, o comerciante chegou a acionar o Ministério Público Estadual, em 3 de dezembro do ano passado, mas sem resultado.

Ele diz que neste meio tempo foi procurado por várias pessoas e surgiram suspeitas. O comerciante afirma que recebeu denúncias de que algumas fazendas da região de Dourados estariam usando a chamada cama-de-frango para alimentar o gado, prática proibida pelo Ministério da Agricultura por conta das doenças que pode provocar. Uma delas é a BSE, a encefalopatia esponjiforme bovina, conhecida como o "mal da vaca louca", uma doença também priônica, que afeta os bovinos. Há suspeitas de que pode estar relacionada ao aparecimento de Creutzfekdt Jakob em humanos, através do consumo da carne.

A questão, porém, não é ponto pacífico e há médicos que defendem que são diferentes os agentes infecciosos causadores dessas doenças. O diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha, nega que haja denúncias relacionadas ao uso de cama-de-frango na região. O mesmo informou o Ministério da Agricultura. Segundo informações do Ministério, não há registros de BSE nos rebanhos brasileiros.

Nos siga no Google Notícias