ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Família tenta levar para casa bebê internado há 11 meses

Nadyenka Castro | 18/11/2011 17:47

Menina está com 11 meses e ainda não conhece a sua residência. Ela nasceu com problemas respiratórios e depende de aparelhos para sobreviver

A família da pequena Maísa, que está hospitalizada desde que nasceu, há 11 meses, tenta na Justiça e com a administração municipal de São Gabriel do Oeste, município que fica a 140 quilômetros de Campo Grande, leva-la para casa.

A mãe da bebê, Patrícia Dornos de Lurdes, 30 anos, conta que a filha nasceu com problemas respiratórios, no hospital de São Gabriel, precisa de aparelhos para sobreviver e por causa disso está internada desde o dia do nascimento. “Ela nunca foi para a casa dela”, fala a mãe.

A menina já pode ir para casa, mas, como depende de aparelhos, a família precisa ter os equipamentos e ainda um médico pediatra responsável pela criança. “Não precisa de médico 24 horas. Aqui no hospital ele vem uma vez por dia”, explica Patrícia que desde que a filha nasceu acompanha de perto o tratamento.

Maísa começou o tratamento no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e há poucos dias está na enfermaria da Santa Casa de Campo Grande. “Conforme ela vai crescendo, vai melhorando. Ela não conseguia se libertar do oxigênio, agora está no bipap. Ela está melhorando a cada dia”, diz Patrícia, que fica dia e noite ao lado da filha.

Para conseguir gratuitamente os cerca de 17 aparelhos, segundo informações de Patrícia, necessários para sobrevivência da menina, a família acionou a Justiça e também a secretaria de saúde de São Gabriel do Oeste.

Conforme Patrícia, a primeira decisão judicial foi contra a solicitação. “Nesse primeiro pedido dava uns R$ 20 mil em aparelhos. Agora ela melhorou e vai precisar de menos aparelhos”, revela a mulher que deixou o trabalho como passadeira de roupas para cuidar só da filha.

Além de Maísa, Patrícia e o marido têm um menino de seis anos. A família agora depende do salário do esposo, de pouco mais de R$ 1 mil, e de ajuda de parentes.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a secretaria de saúde de São Gabriel do Oeste, mas, ninguém atendeu às ligações feitas aos telefones fixos do órgão.

Nos siga no Google Notícias