ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Familiares fazem ato para lembrar um ano das mortes de Breno e Leonardo

Jéssica Benitez e Luciana Brazil | 30/08/2013 09:52
Um ano depois do crime, as mortes ainda causam comoção (Foto: Cleber Gellio)
Um ano depois do crime, as mortes ainda causam comoção (Foto: Cleber Gellio)

Há exatamente um ano os jovens Breno Silvestrini, 18 anos, e Leonardo Fernandes, 19 anos, foram encontrados mortos após serem sequestrados na porta de um bar em Campo Grande. Para marcar a data, cerca de 100 pessoas estão em um posto de gasolina em frente ao Aeroporto da Capital, de onde sairão em comboio rumo ao macroanel rodoviário, na BR-262, local em que os corpos dos estudantes foram encontrados.

A reunião é o primeiro evento da Associação Mães da Fronteira, fundada pelas mães dos garotos. O objetivo é lutar por maior fiscalização nas divisas de Mato Grosso do Sul com outros países, já que Breno e Leonardo foram sequestrados por um grupo que tinha a intenção de levar o carro que os rapazes estavam para a Bolívia.

A mãe de Leonardo, Ângela Fernandes, disse que a morte do filho foi um divisor de águas em sua vida e mesmo com toda a dor que o assassinato trouxe, ela tem algo a agradecer. “Agradeço por ter tido a oportunidade de ter convivido com eles. Dois garotos maravilhosos”, disse. Para ela, a associação tem como maior objetivo tentar frear o tráfico de drogas na fronteira, tendo em vista que os rapazes foram mortos por causa de dois quilos de cocaína.

A Mães da Fronteira, criada oficialmente em 15 de agosto, já conseguiu a primeira grande conquista. No dia 24 de setembro integrantes da associação vão até Brasília onde se reunirão com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), juntamente com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Vamos correr atrás das autoridades porque, nos EUA, por exemplo, ninguém consegue entrar vindo do México sem passar por fiscalização”, disse a 1ª secretária da associação, Andréia Muller.

Hoje haverá culto inter-religioso na Concha Acústica, no Parque dos Poderes. Amanhã será o lançamento da pedra fundamental no local que será construída a Praça “Bosque da Paz Breno e Leonardo”, no bairro Caranda Bosque.

Um casal que perdeu a filha na tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), também está em Campo Grande especialmente para acompanhar os eventos.

Saudade – Visivelmente emocionado, o pai de Breno, Rubens Silvestrini, contou que a dor sempre vai assolar a família. “Minha ficha caiu quando fiquei sabendo da morte do meu filho, mas achei que a dor fosse passar ao decorrer do tempo. Me enganei, a perda dói da mesma forma. A saudade só aumenta e a revolta contra o sistema que nada faz só aumenta”, desabafou.

Condenação – No último dia 07, pouco antes de o crime completar um ano, os seis envolvidos na morte dos acadêmicos foram condenados a uma pena de 209 de prisão, quando somadas. Rafael da Costa da Silva, de 18 anos, foi condenado a 42 anos e 4 meses de prisão; Raul de Andrade Pinto, 22 anos, teve pena estabelecida de 35 anos e 4 meses; Weverson Gonçalves Feitosa, 22, foi condenado a 36 anos e quatro meses, três anos a mais que Dayani Aguirre Clarindo, de 24 anos.

Já Edson Natalício de Oliveira Gomes teve a menor pena, de 29 anos e 8 meses de prisão. Por último, Jonilton Jackson Leite de Almeida foi condenado a 32 anos e 10 meses de prisão. A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal de Campo Grande, sob responsabilidade da juíza Eucélia Moreira Cassal. O crime, que ocorreu em agosto do ano passado, foi classificado como latrocínio (roubo seguido de morte). Segundo a sentença, os condenados deverão cumprir a pena corporal inicialmente em regime fechado.

O crime - Segundo o inquérito policial, Rafael e Weverson aguardaram as vítimas saírem de um bar em Campo Grande. No momento em que Leonardo acionou o alarme da caminhonete Pajero, ele e o amigo foram abordados pela dupla.

Weverson assumiu a direção do veículo. Leonardo foi para o banco do passageiro, enquanto que Breno foi para o banco de trás junto com Rafael. De lá, seguiram para as saídas de Aquidauana e Rochedo, na região do Indubrasil.

Eles estavam sendo seguidos por um Fiat Uno, onde estavam Dayane e o irmão de Rafael, um adolescente de 17 anos. Durante o trajeto, segundo a delegada, Breno foi violentamente espancado por Rafael. Na entrada de uma galeria de água pluvial, os estudantes tornaram a ser espancados pela dupla. As vítimas chegaram a implorar para não morrerem.

Os dois foram colocados de joelhos. O primeiro a ser morto foi Breno com um tiro na cabeça. Leonardo ao ver que o amigo havia sido baleado, se mexeu e o tiro acabou acertando sua cabeça de lado. Todos os disparos foram feitos por Rafael. Os estudantes foram mortos cerca de 30 minutos após serem abordados.

Após o assassinato, Weverson, Rafael e Dayane seguiram rumo a Corumbá na Pajero. Já o adolescente deixou o local dirigindo o Fiat Uno e foi para a casa de Raul, no bairro Guanandi. Próximo da entrada de Corumbá, o trio abandonou o veículo após se depararem com uma barreira do DOF (Departamento de Operações da Fronteira). Os três se esconderam em um matagal na região.

Dayane foi a primeira ser presa, em Corumbá. Ela entregou a Polícia os outros envolvidos no crime. Rafael foi capturado ainda na mata e Weverson na casa do pai dele, em Aquidauana. Raul foi preso na casa dele, onde a adolescente também estava.

Durante as investigações, a Polícia utilizou um helicóptero do Exército Brasileiro nas buscas à arma utilizada no crime, um revólver calibre 38. A aeronave sobrevoou a área onde os bandidos se esconderam. Todos os envolvidos foram presos em flagrante, já que a polícia resolveu o caso em menos de 24 horas de trabalhos ininterruptos.

Emoção marcou o início de concentração em frente ao Aeroporto Internacional (Foto: Cleber Gellio)
Emoção marcou o início de concentração em frente ao Aeroporto Internacional (Foto: Cleber Gellio)
Mãe conta que crime marcou sua vida e inicia uma nova luta (Foto: Cleber Gellio)
Mãe conta que crime marcou sua vida e inicia uma nova luta (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias