ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Farmácias devem listar remédios contraindicados para dengue

Resolução do governo faz parte de ações do comitê de combate a epidemia

Mayara Bueno | 04/04/2016 11:15
Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)
Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)

Drogarias e farmácias públicas e privadas de Mato Grosso do Sul terão de disponibilizar a relação de remédios contraindicados em casos ou suspeitas de dengue. A normativa foi publicada por meio de uma resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde), no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (4).

A determinação considera, dentre outros dispositivos legais sobre o assunto, o risco de agravamento do quadro de dengue, por exemplo, quando o paciente consome medicamentos a base de ácido acetilsalicílico. Esta substância é capaz de causar e agravar sangramentos e hemorragias.

Somando à isso, a situação de emergência por causa da dengue decretada pelo Estado no começo de 2016, além da necessidade de criar mais ações de combate.

As empresas deverão afixar a relação de medicamentos, de forma impresa e com caracteres legíveis na cor preta, nos balcões de atendimento e pagamento. O local deve ser visível e de fácil acesso para consulta dos pacientes.

Além da lista, o documento prevê aos estabelecimentos a disponibilização de material educativo do Ministério da Saúde sobre a dengue, zika vírus e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti.

O Estado vive uma epidemia de dengue e registro de casos das outras duas endemias. A resolução inclusive faz parte de um conjunto de ações do comitê técnico de combate às doenças, instituído no começo do ano.

Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequarem a norma, cujo cumprimento será fiscalizado pelos órgãos competentes do SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução, bem como a lista, pode ser conferida no Diário Oficial do Estado, na página 55.

Farmácias devem listar remédios contraindicados para dengue
Nos siga no Google Notícias